Tópicos importantes sobre o analfabetismo 

O analfabetismo é popularmente aplicado para se referir às pessoas que não sabem ler ou escrever. No entanto, o termo pode ser utilizado em situações onde se tem pouca ou nenhuma instrução para desempenhar algo.

Um termo que surgiu nas últimas décadas é o analfabetismo digital, para se referir às pessoas que não conseguem ligar e utilizar ferramentas presentes em computadores, smartphones, entre outros. 

O tema poderá aparecer em questões de vestibulares e no Enem. Por isso acompanhe o artigo e saiba mais sobre o assunto! 

Tipos de analfabetismo

Veja abaixo os principais tipos de analfabetismo! 

Analfabetismo Digital

Termo utilizado quando uma pessoa não consegue dominar elementos presentes no mundo da computação. Ou seja, não consegue desempenhar funções como manusear um editor de textos, navegar na internet, entre outras funções. 

Todavia, o termo também está interligado à falta de acesso à internet, corroborando para o desenvolvimento do analfabetismo digital. 

O problema afeta principalmente os países subdesenvolvidos, onde o acesso à internet é precário, deixando vários cidadãos fora dos avanços tecnológicos. 

Analfabetismo político

Termo direcionado para pessoas que acabam excluídas do mundo político. Seja para exercer seu direito ao voto, ou simplesmente por abster-se de emitir opinião ou buscar conhecer mais sobre o mundo político. 

Ou seja, fazem parte desse grupo pessoas que não sabem nada sobre política e nem se preocupam em saber mais sobre o assunto. 

Também fazem parte do analfabetismo político pessoas que anularam ou votaram em branco nas eleições, assim como não se interessam pela trajetória política nos âmbitos municipal, estadual e federal. 

Analfabetismo funcional

Presente sobretudo em países de terceiro mundo, o analfabetismo funcional abrange pessoas que reconhecem números e letras, mas não conseguem interpretar um texto, assim como realizar uma operação matemática. 

Essa situação atinge milhões de indivíduos, sobretudo aquelas que nunca tiveram contato com um livro em toda sua vida. 

Veja abaixo os três níveis do analfabetismo funcional:

  1. Pessoas que conseguem ler e entender títulos e frases curtas;
  2. Indivíduos que conseguem ler textos pequenos mas não conseguem absorver suas informações. Além disso, conseguem realizar contas básicas; 
  3. Dominam a leitura, escrita e os números, mas não conseguem interpretar de maneira adequada o que elas leem. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre o analfabetismo?

Não deixe de ler também – Atualidades: Fatores determinantes para a desigualdade social

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.