Tópicos importantes sobre a Revolução Verde 

A revolução verde é um dos temas atuais mais importantes das últimas décadas. Por isso acaba sendo muito cobrado nos vestibulares e no Enem.

Conheça um resumão sobre o assunto!

O que é a Revolução Verde?

A Revolução Verde foi criada através de pesquisas para melhorar a fertilização do solo, desenvolver melhores sementes, uso de agrotóxicos, assim como a melhoria do maquinário utilizado no processo da agricultura para aumento da produtividade.

Pesquisas

A revolução verde foi desenvolvida pelo agrônomo norte americano Norman Borlaug. Ele começou pesquisas sobre diversos tipos de trigo resistentes à pragas, no final dos anos 30.

Suas pesquisas agradaram, por isso o agrônomo foi convidado pelo governo mexicano a liderar um programa nacional de produção de trigo em 1944.

Seu trabalho tornou o México um país autossuficiente na produção de trigo. Suas pesquisas foram fundamentais para o aumento da produção no campo.

Por conta disso, várias nações passaram a adotar seus estudos para melhorar a produtividade, através da modernização agrária.

O agrônomo foi condecorado em 1970 com o Prêmio Nobel da Paz por sua contribuição para a diminuição da fome no planeta.

Revolução Verde no Brasil

O processo de modernização agrícola no Brasil começou na década de 60. E fez parte do “milagre econômico”. 

As inovações vieram por meio das universidades, centros de pesquisas e a criação da Empraba (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) na década de 70. 

Buscando espaço no mercado estrangeiro, o Brasil liderou por muito tempo a produção e exportação de soja e milho no planeta.

Vantagens e desvantagens

A criação e implementação de tecnologias para aumentar a produção no campo possui vantagens e desvantagens em todo o processo, veja os principais: 

Vantagens

  • Aumento da produção de alimentos no planeta;
  • Desenvolvimento tecnológico;
  • Aperfeiçoamento em pesquisas;
  • Queda nos preços de alimentos básicos.

Desvantagens

  • Desmatamento
  • Queimadas
  • Erosão e esgotamento do solo
  • Intervenção no ecossistema para plantio
  • Utilização de agrotóxicos
  • Poder concentrado nos latifúndios e pouco investimento em agricultores menores
  • Êxodo rural

A revolução verde desenvolveu os produtos transgênicos através da modificação genética das sementes. Dessa maneira, criam produtos mais fortes. Além disso, é possível alterar o tamanho e o sabor do alimento.

A aplicação de tecnologias no processo com a inserção de maquinários, aumentou a rapidez e produtividade, em contrapartida instaurou também o desemprego no campo.

Ademais, o uso de fertilizantes, agrotóxicos e pesticidas diminui muito os desperdícios, mas geram debate em relação à saúde dos humanos.

E então, gostou do artigo sobre revolução verde? Não deixe de ler também – Atualidades: A realidade do uso de agrotóxicos no Brasil

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.