PNEE: Toffoli suspende decreto de nova política de educação especial - Notícias Concursos

PNEE: Toffoli suspende decreto de nova política de educação especial

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli suspendeu na última terça-feira (1º) o decreto que determina novas regras para a educação especial. Para os especialistas, o decreto do MEC assinado pelo presidente Jair Bolsonaro incentiva a separação de alunos com deficiência no sistema educacional. Nesse sentido, o decreto representa um retrocesso em anos de luta pela inclusão. 

Desse modo, o PSB (Partido Socialista Brasileiro) acionou o STF com uma ação contra o decreto. A decisão individual de Toffoli partiu dessa ação e deve passar pelo plenário no dia 11 de dezembro.

Sobre a PNEE

A Política Nacional de Educação Especial (PNEE) prevê que a educação de alunos com deficiência deve ocorrer em salas e escolas especiais. Com a PNEE, o MEC mudou a norma em vigor desde 2008. Assim, o decreto determina que o governo federal, os estados e ainda os municípios devem ofertar um ensino diferenciado por meio de instituições planejadas para receber os alunos com deficiência.

Na prática, a PNEE desobriga as escolas de receberem alunos com deficiência. Nesse sentido, Toffoli afirmou:

“Salta aos olhos o fato de que o dispositivo trata as escolas regulares inclusivas como uma categoria específica dentro do universo da educação especial, como se houvesse a possibilidade de existirem escolas regulares não-inclusivas”

Ele explicou ainda que o ensino inclusivo diz respeito à a adaptação de todo o sistema de educação regular para que este atenda a todos os alunos com uma mesma proposta de ensino. Assim, para o ministro, o decreto pode servir de base para políticas que fragilizam o “imperativo da inclusão”. Além disso, há a questão de a PNEE violar a Constituição com a proposta de segregar os alunos.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja ainda 5 livros para ler no mês da Consciência Negra.

Leia O que fazer se “der um branco” na prova? Confira três dicas! 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?