TJ MS 2023 abre concurso para Magistratura

Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul abre concurso visando preenchimento de cargo de Juiz Substituto

O TJ MS abriu, em janeiro de 2023, concurso para o preenchimento de cargos de Juiz Substituto. A banca organizadora do certame é a Fundação Getúlio Vargas e mais detalhes sobre ele você encontra no artigo abaixo.

Vagas

O concurso do TJ MS visa o preenchimento de 15 vagas, no total, para o ingresso na carreira de Magistratura, mediante ocupação do cargo de Juiz Substituto. Dessas vagas, 5% são destinadas a pessoas com deficiência. E mais 20% têm destinação a candidatos negros.

Salário

Aqueles que ingressarem no cargo de Juiz, pelo TJ MS, receberão o valor de R$ 27.363,98, como salário.

Requisitos

Quem desejar realizar o concurso para preencher o cargo de Juiz Substituo do TJ MS, deverá apresentar diploma de curso superior do Direito. O diploma deverá ter reconhecimento do MEC.

Além disso, será cobrada experiência em atividades jurídicas do candidato, as quais deverão ter, no mínimo, 3 anos. Outro requisito fundamental é possuir idoneidade moral e não ter antecedentes criminais.

Mais detalhes sobre os requisitos estão presentes no edital, o qual o candidato deve ler com atenção, antes de se inscrever no concurso.

Inscrições

As inscrições para o concurso do TJ MS abriram no dia 23 de janeiro de 2023. E os candidatos terão até o dia 6 de março de 2023 para efetuar sua inscrição. Ela apenas poderá ser feita pela internet, mediante o site oficial da banca organizadora do certame. A confirmação da inscrição se dará mediante o pagamento da taxa de R$273,00.

Processo de seleção

O processo se seleção do concurso contará com algumas etapas, sendo que a primeira delas é uma prova objetiva. A realização dessa prova acontecerá no dia 30 de abril de 2023, das 13h às 18h. Ela possuirá 100 questões de múltipla escolha. Elas possuirão 5 alternativas de resposta, com apenas uma correta. Essa etapa possui caráter eliminatório e classificatório.

Em seguida, serão aplicadas duas provas escritas (discursiva e sentença), também visando classificação e eliminação. Depois desta, o candidato passará por uma série de etapas eliminatórias, quais sejam a inscrição definitiva, a sindicância da vida pregressa, a investigação social e exames de sanidade física e mental e psicotécnicos.

Os que conseguirem prosseguir no processo seletivo do TJ MS, passarão por mais duas etapas, a primeira é a prova oral, de caráter eliminatório e classificatório. Por fim, será feita, em caráter classificatório, a avaliação de títulos.

Conhecimento necessário

Para conseguirem se sair bem nas provas, os candidatos deverão saber Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito do Consumidor e Direito da Criança e do Adolescente. Além disso, eles terão que ter conhecimento em Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Constitucional e Direito Eleitoral. Por fim, as avaliações cobrarão Direito Empresarial, Direito Tributário e Financeiro, Direito Ambiental, Direito Administrativo, Noções Gerais de Direito e Formação Humanística.

Validade

O certame tem o prazo de validade de dois anos, contados da data da homologação do resultado. Mas pode haver prorrogação, por igual período, por uma única vez.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.