Confira informações e definições sobre os títulos de dívida no país e no exterior, conforme informações oficiais do Grupo de Monitoramento Macroeconômico do Mercosul (GMM), obtidas por meio do sistema Metadados.
De acordo com o Grupo de Monitoramento Macroeconômico do Mercosul (GMM), através do sistema Metadados, a definição sobre os títulos de dívida no país inclui a carteira de investidores não residentes em títulos de dívida no Brasil, dados obtidos junto ao Departamento de Operações de Mercado Aberto (Demab) e junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
A definição dos títulos de dívida no exterior inclui dados do sistema RDE-ROF relativos à dívida externa (bônus, notas e commercial papers), informa o Grupo de Monitoramento Macroeconômico do Mercosul (GMM), por meio de consulta Metadados.
Inclui a carteira de investidores não residentes em derivativos financeiros, oriundos da CVM, define o Grupo de Monitoramento Macroeconômico do Mercosul (GMM).
Conforme informações do Grupo de Monitoramento Macroeconômico do Mercosul (GMM), por meio do sistema Metadados, os outros investimentos abrangem o crédito comercial, empréstimos, moeda e depósitos e outras obrigações.
Dados relativos à dívida externa oriundos do sistema RDE-ROF, incluindo créditos de fornecedores e empréstimos, além de dados de dívida externa não registrada obtidos através do Plano Contábil das Instituições Financeiras Nacionais (Cosif), define o Grupo de Monitoramento Macroeconômico do Mercosul (GMM).
Conforme informações do Grupo de Monitoramento Macroeconômico do Mercosul (GMM), moedas e dispositivos são dados obtidos na contabilidade do Banco Central do Brasil e no Cosif;
De acordo com o Grupo de Monitoramento Macroeconômico do Mercosul (GMM), o saldo negativo do Convênio de Crédito Recíproco (CCR), obtido junto ao Derin.
O Grupo de Monitoramento Macroeconômico do Mercosul (GMM) destaca que os dados da dívida externa registrada, sistema RDE-ROF, são incluídos nos seguintes itens:
Além disso, o Grupo de Monitoramento Macroeconômico do Mercosul (GMM) ressalta que os dados da dívida externa não registrada são incluídos no seguinte item:
Passivo > Outros investimentos > Empréstimos.
Dessa forma, além da definição dos dados, o Grupo de Monitoramento Macroeconômico do Mercosul (GMM) informa a melhor maneira de realizar a consulta no sistema Metadados.
É importante acompanhar as informações do Grupo de Monitoramento Macroeconômico do Mercosul (GMM) e do Banco Central do Brasil para que se obtenha parâmetros relevantes que permeiam o cenário da economia e os fatores que impactam na inflação.