Tipos de ponto de vista e como treiná-los com a literatura
Veja dicas excelentes para trabalhar com estudantes
A perspectiva a partir da qual uma história é contada é chamada de ponto de vista.
Compreender o ponto de vista ajuda estudantes a analisarem efetivamente a literatura, melhora suas habilidades de pensamento crítico, ajuda-os a compreender o propósito do autor e aumenta sua capacidade de reconhecer possíveis preconceitos.
Tipos de ponto de vista
Os três principais tipos de ponto de vista são:
Primeira pessoa. Uma história do ponto de vista da primeira pessoa é escrita como se fosse contada pelo personagem principal e usa palavras como eu, nós e eu.
Segunda pessoa. Uma história contada da perspectiva da segunda pessoa coloca o leitor em ação usando palavras como você e seu.
Terceira pessoa. Histórias escritas em terceira pessoa mostram o ponto de vista de um estranho usando palavras como ele, ela e eles.
Existem duas maneiras diferentes de escrever livros de terceira pessoa: onisciente e limitado. Às vezes, o ponto de vista da terceira pessoa é subdividido em uma perspectiva objetivo, no qual o autor atua apenas como narrador. Esse estilo é predominante em muitos contos de fadas.
Caça ao tesouro
Uma dica para professores é auxiliar alunos a se tornarem hábeis em identificar corretamente o ponto de vista com uma caça ao tesouro.
Sugestão: Forneça uma grande variedade de livros infantis na sala de aula.
Dê aos alunos uma folha de papel e um lápis. Instrua-os a trabalhar sozinhos ou em pequenos grupos, procurando pelo menos um exemplo (e listando seu título e autor) de um livro para cada tipo de ponto de vista.
Inverter ponto de vista
Ajude os alunos a entender como o ponto de vista muda uma história. Primeiro, leia ou conte a história tradicional dos Três Porquinhos. Discuta com os alunos como a história mudaria se fosse contada na primeira pessoa por um dos porcos ou pelo lobo, em vez de ser contada na terceira pessoa.
O terceiro porco não saberia de nada do que aconteceu antes que seus irmãos chegassem, ofegantes, à sua porta. Ele está aliviado por poder ajudar seus irmãos? Zangado porque eles levaram o lobo para sua casa? Orgulhoso de que sua casa seja a mais forte?
Depois, proponha ler a história, mas idealizando a perspectiva do lobo mau.
Essas são apenas dicas para trabalhar com crianças e adolescentes.
O que achou das ideias? Leia também – Principais autores da literatura brasileira: um resumo