O TikTok lançou uma ferramenta para criadores compartilharem conteúdo pago – ou premium, como a rede social de vídeos curtos prefere dizer. O TikTok Series é uma aba para que os criadores compartilhem histórias, vídeos e o que mais sua criatividade permitir. A funcionalidade está disponível para criadores qualificados e permite que eles criem playlists de conteúdo premium onde os usuários podem comprar para ter acesso.
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Cada lista pode incluir até 80 vídeos, cada um com até 20 minutos de duração, dando às pessoas um novo e mais longo formato para assistir a seus criadores e conteúdos favoritos. Dessa forma, a rede social se aproxima um pouco mais do YouTube e passa a permitir conteúdos com aprofundamento, o que pode dar espaço para perfis mais técnicos.
Os criadores podem selecionar o valor de acordo com o conteúdo exclusivo apresentado, que pode ser acessado por meio de links ou do perfil do criador. Com o TikTok Series, a rede social entende que os criadores podem construir relações ainda mais fortes com os seguidores, ao mesmo tempo em que dão a eles uma outra forma de apoiar seus perfis favoritos.
Conteúdo sob regras
O TikTok prioriza a segurança de sua comunidade com o desenvolvimento de ferramentas e continua trabalhando para manter um ambiente seguro e acolhedor, onde a criatividade e a expressão possam prosperar. Como em todos os conteúdos do TikTok, o Series deve obedecer às Diretrizes da Comunidade da plataforma.
O Series é mais uma solução de monetização da plataforma, que continua desenvolvendo maneiras para que os criadores se sintam valorizados e recompensados enquanto inspiram e envolvem a comunidade. Nesta fase inicial, o TikTok Series está disponível apenas para criadores selecionados e inscrições para participar devem ser abertas nos próximos meses.
Como a ferramenta está em seu estágio inicial, o TikTok está aberto a ouvir atentamente ao feedback da comunidade.
Seguindo os passos do Instagram
O movimento do TikTok é semelhante ao que o Instagram fez no ano passado. Em agosto de 2022, visando concorrer com o Only Fans e outros serviços similares, o Instagram lançou uma funcionalidade para permitir que criadores de conteúdos possam compartilhar material exclusivo para assinantes de seu perfil. No Instagram, os criadores receberiam por isso através de publicidade e outros trabalhos.
Através de um vídeo, o CEO do Instagram, Adam Mosseri, revelou que a rede visa se tornar “o melhor lugar da internet para os criadores obterem sua renda” e que as novas atualizações são um resultado do feedback de quem participou da fase de teste do serviço de assinatura. Dentro desse novo recurso vai ser possível publicar posts no feed que só serão visíveis para assinantes.
Já para os seguidores, ao pagar para o criador de conteúdo, o assinante ganhará um selo roxo que o certifica como um apoiador. O “Selo de assinante” será exibido nos comentários das publicações ou nas mensagens enviadas ao criador de conteúdo, que facilitará a identificação durante uma transmissão ao vivo, por exemplo. Haverá também uma nova aba “home do assinante” nos perfis dos criadores, onde os assinantes poderão filtrar as fotos e reels.
Verificado pago
Recentemente, a Meta, dona do Facebook e do Instagram, também anunciou uma nova forma de gerar receita: o verificado pago. A opção deve chegar primeiramente na Oceania, nos países da Austrália e da Nova Zelândia. Os planos de Zuckerberg são de que os serviços pagos do Verified cheguem em outros países e continentes rapidamente.
O Meta Verified deverá apresentar um selo de verificação especial, proteção contra contas fake, suporte das contas com pessoas reais, maior visibilidade e alcance do perfil, e mais algumas funções exclusivas. Para ter acesso ao serviço, os usuários deverão ser maiores de 18 anos e fazer o upload de um documento de identidade.
Deve-se observar que depois de ativar o Meta Verified não será possível mudar o nome, o username, e a foto do perfil, sem passar pela verificação novamente. Em síntese, os usuários, dessa maneira, ao utilizar o serviço, terão uma maior segurança nas redes sociais Facebook e Instagram, já que há maior controle.