Texto Narrativo: um resumo completo
O termo “texto narrativo” é utilizado para definir um tipo de texto que descreve/narra uma história por meio de uma sequência de acontecimentos em um determinado tempo e espaço.
Alguns vestibulares e concursos abordam o texto narrativo em questões de português ou, até mesmo, dentro da prova de redação.
Dessa forma, para que você consiga se preparar da melhor forma possível, o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo aquilo que você precisa saber sobre o texto narrativo. Confira!
Texto Narrativo: introdução
O texto narrativo pode ser usado para a representação do começo, do meio e do fim de uma sequência de eventos determinados por uma relação temporal.
Dentre as principais características do texto narrativo, podemos citar:
- Presença de foco narrativo;
- Marcação de tempo (cronológico ou psicológico);
- Movimento de transformação das personagens.
Vamos conhecer, a seguir, os elementos da narrativa.
Elementos da narrativa: foco narrativo
O foco narrativo pode ser dos seguintes tipos:
- direto: é o foco narrativo em primeiro pessoa, com um narrador que é a personagem que fala e que narra os acontecimentos com sua própria voz.
- indireto: é o foco narrativo em terceira pessoa, com um narrador observador que narra os acontecimentos no lugar das personagens.
- indireto livre: é o foco narrativo em terceira pessoa com sobreposição de vozes. Aqui, o narrador é onisciente e revela o pensamento das personagens para os leitores.
Elementos da narrativa: personagens
Em relação ao grau de importância, um personagem de uma narração pode ser classificado como: protagonista, antagonista, secundário e figurante.
Elementos da narrativa: tempo
O tempo de um texto narrativo pode ser cronológico ou psicológico. O primeiro deles é o tempo real, ou seja, aquele que possui uma marcação que em minutos, horas, dias, semanas, anos, etc. O segundo deles, por sua vez, é aquele que é criado a partir da mente das personagens do enredo.
Elementos da narrativa: espaço
O espaço é uma das categorias mais relevantes da narrativa. Ele é usado para determinar o contexto da narração e pode ser histórico, geográfico ou social.