Texto Editorial: O que saber antes de interpretar?

Gênero textual produzido, principalmente, para jornais e revistas

O texto editorial tem um caráter opinativo e é utilizado na imprensa, especialmente nos jornais e revistas. Além disso, ele tem um cunho argumentativo, pois tem como finalidade convencer o leitor daquilo que ele acredita.

Ele serve para expor a posição da instituição, além de posicionar o suporte diante de algum assunto polêmico ou atual que está ocorrendo na sociedade. É um tipo de texto dissertativo, porém no decorrer do texto existem os argumentos da instituição.

O texto editorial é um dos gêneros textuais, assim como a fábula, a notícia, o diário e o poema. O editorial, geralmente, se localiza no início do jornal, entre as suas primeiras páginas. Marcando assim, todas as produções que serão reveladas naquele momento, e geralmente, antecipando a reportagem e/ou notícia que está naquele suporte.

“Os gêneros jornalísticos são classificados em dois tipos: gêneros informativos (nota, notícia, reportagem e entrevista) e gêneros opinativos (editorial, comentário, artigo, resenha/crítica, crônica, coluna caricatura e carta). Os primeiros se caracterizariam pela objetividade, imparcialidade e pela “análise fria e racional dos fatos”. Já o segundo tipo reflete a opinião do jornalista (ou do jornal ao qual pertence), o fornecimento de dados acerca do fato noticiado e uma clara tentativa de fazer com que o leitor tome posição frente os acontecimentos que estão sendo relatados.”

(Rose Mary Ferreira Pereira e Thaís Ferreira da Rocha)

 

Características do texto editorial

É importante salientar que o texto editorial é a marca política e/ou ideológica de um determinado veículo de comunicação. Quando o leitor discorda do editorial do jornal ou da revista, por exemplo, provavelmente há sinais daquele ponto de vista em todos os gêneros textuais, até mesmo nos informativos.

O texto editorial pode ser assinado ou não. Se o editorial não for assinado, ele geralmente apresenta as visões do veículo que o publicou, expressado pelo editor ou por um membro da equipe (ou, ocasionalmente, um colaborador freelance) que escreveu com o apoio do editor ou editora.

Se o texto editorial é assinado, ele não representa o ponto de vista do veículo. Ganhou uma posição de destaque porque o editor (ou corpo editorial) acredita que ele representa uma concepção importante e que merece audiência.

Portanto, no texto editorial a empresa se posiciona através da voz do editor ou redator-chefe, pois é quem assina o texto. Contudo, não é responsabilidade única deles trazer essa opinião para si, mas da instituição a qual eles representam.

Estrutura do texto editorial

Esse tipo de texto tem uma estrutura bem definida, pois apresenta sua tese e depois a defende. O editorial tem uma organização muito parecida com o artigo de opinião ou a carta aberta. Confira:

Ideia central: um breve apanhado inicial do que será abordado no editorial. É comum encontrar termos. A introdução abrange um contexto a se seguir para a argumentação do parágrafo seguinte.

Desenvolvimento: nesta parte, as opiniões, dados e exemplos serão destacadas. É onde entra a dissertação, além de ser o ponto mais importante de um editorial, pois ele precisa ser coerente. Pode possuir também refutações de opiniões contrárias, com o intuito de destacar a posição do veículo.

Conclusão: é preciso terminar de forma criativa e estimular o sentido crítico do leitor. Um ponto interessante é sempre propor a reflexão. Como um texto editorial sempre aborda o cotidiano, o importante é sempre fazer o leitor pensar no presente. Além disso, convidá-lo a fazer parte da leitura.

Veja um exemplo de texto editorial:

Crimes virtuais desafiam autoridades

 

“Os crimes virtuais têm crescido nos últimos anos, principalmente com a expansão das redes sociais e da internet. Em Minas Gerais, pelo menos 13 pessoas por dia são vítimas de estelionatários na web. Segundo dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), só em janeiro deste ano as ocorrências saltaram para 404, uma expansão de 24% em relação às 324 apuradas em igual mês do ano passado. Nem mesmo os contribuintes do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e de outras taxas no Estado estão livres da ação dos bandidos.

O Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG) identificou ontem um site falso, que utilizava o nome do órgão para o possível furto de dados pessoais e dinheiro dos contribuintes. Pelo menos uma pessoa já foi vítima da ação dos bandidos no município de Itajubá, no Sul de Minas, mas o Detran ainda não conseguiu mensurar quantas pessoas podem ter caído no golpe. Pelo endereço falso, os criminosos conseguem informações para gerar boletos, além de furtar dados pessoais e de cartão de crédito.

A Polícia Civil já iniciou as investigações do caso e trabalha para retirar do ar o site com dados falsos do Detran/MG. O contribuinte que solicitou algum serviço e ainda não teve resposta pode ter sido vítima da ação de bandidos e deve comunicar o caso à corporação, o mais rápido possível, pelo telefone 181, o Disque Denúncia.

O usuário da web que pretende acessar os serviços do Detran deve evitar entrar no sistema por meio de e-mails recebidos nas redes ou por aplicativos de mensagens. Para evitar riscos de golpe, o correto é digitar o endereço “detran.mg.gov.br” diretamente na barra do navegador.

Dessa forma, ao navegar na internet, o consumidor deve estar sempre muito atento. Prefira sempre os sites de e-commerce de boa reputação e confira a segurança deles, normalmente mostrada por meio de um cadeado. As redes de computador e de wi-fi devem ser confiáveis e protegidas.

Antes de entrar em qualquer endereço, utilize um antivírus para detectar possíveis ameaças. Evite também fornecer dados pessoais desnecessários e desconfie de promoções extremamente vantajosas. Além disso, as compras por impulso devem ser evitadas. Dê preferência sempre ao pagamento no crédito, o que facilita em caso de um possível estorno. Todo cuidado é pouco!”

(Jornal Hoje em dia – 30/01/2017)

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