Dentro do empreendedorismo é importante que alguns termos fiquem conhecidos pela gestão, independentemente do segmento de atuação da empresa.
Por isso, alguns termos contábeis devem ser claros para o empreendedor, considerando a necessidade administrativa de uma empresa, independentemente do seu porte.
O balanço patrimonial é um termo muito utilizado na rotina das empresas. Trata-se de uma demonstração contábil que indica a situação atual da organização. De forma sucinta, o balanço patrimonial objetiva uma análise econômica da empresa, considerando o cenário econômico real do momento.
Os pilares do balanço patrimonial são os ativos, passivos e o patrimônio líquido.
Resumidamente, os ativos são bens e direitos da empresa; ao passo que os passivos representam as obrigações com terceiros, tais como o pagamento de impostos, tributos etc.
O patrimônio líquido se refere ao capital investido, o resultado acumulado e as reservas necessárias, independentemente se demonstrar lucro ou prejuízo.
A Demonstração de Resultado de Exercício (DRE) demonstra lucros e prejuízos por meio das receitas, custos, mercadorias, despesas, taxas e impostos. De forma sucinta, a demonstração se refere às operações financeiras da empresa em um determinado período.
Custos fixos são os pagamentos efetuados para o funcionamento da empresa, como o aluguel, contas de consumo etc. Os custos variáveis são os custos relacionados ao nível de produção, fornecedores, quantidades etc. Ou seja, são custos que podem passar por mudanças.
Fato gerador é um termo utilizado dentro do jurídico contábil. Contudo, é amplamente utilizada pelos profissionais da área, contextualizando os tributos da empresa. Assim sendo, esse termo é utilizado como um indicador de obrigações tributárias, sendo um termo relacionado ao pagamento de impostos.
É importante ressaltar que todas as explicações estão sucintas. Visto que cada empresa tem sua particularidade, o seu regime tributário e deve respeitar outros aspectos da legislação, considerando a reforma trabalhista e os acordos coletivos, por exemplo.
Por isso, independentemente do porte da empresa, é importante que se faça a contratação de um profissional da área contábil. Visto que as obrigações com o Fisco devem estar em dia para que a empresa funcione de maneira correta. Sendo assim, o suporte de um profissional da área contábil pode ser um diferencial competitivo na organização financeira, tributária e legal de uma empresa.