Se você planeja abrir a sua empresa no ano de 2023, este artigo é para você. Pois, uma das primeiras questões que você precisa decidir, é estar atento as tendências de mercado que apresentaremos neste artigo.
Portanto, procure investir e negócios que marcam presença diante do mercado consumidor, e assim aproveitar as principais tendências que vão bombar no ano que vem.
Tendências de mercado para 2023
Então, apresentamos na sequência, as principais tendências de mercado que estão em pleno crescimento, para que você comece de forma mais acertada o seu negócio:
Tendência de mercado: tecnologia
Não há como negar que a tecnologia, é uma das grandes responsáveis para que as empresas se reinventem de forma digital. Assim, é possível investir, em tecnologia de ponta e oferecer o seu produto para outras companhias, para se manterem competitivas no mercado.
Aliás, a tecnologia permite que se aumente os canais de atendimento aos clientes e desta forma, a internet possui grande participação. É possível investir nas redes sociais, em plataformas de vendas, na construção de relacionamentos com os clientes. Assim como, também oferecer experiências únicas de compra e assim fidelizar.
Além disso, a tecnologia e a automação dos processos ajudam muito na efetivação das vendas e na divulgação dos produtos.
Tendência de mercado: consciência ambiental
As pessoas estão investindo e valorizando empresas que se utilizam dos conceitos de consciência ambiental na sua forma de comercialização. Neste caso, o que antes era descartado, começou a ser reutilizado. Sendo assim, ampliando o mercado e dando inspirações para novos negócios.
Sua empresa também pode realizar o tratamento de materiais e resíduos, mas se não houver interesse é possível comercializar ou trocar em empresas parceiras, e desta forma, movimentar o comércio local.
Nesta tendência, existem infinitas possibilidades de atuação que vão muito além dos brechós tradicionais. Na verdade, a ideia é investir na transformação de materiais que são considerados como sobras ou sucatas em outros produtos com valor de mercado.
Nesta área também possui grande potencial, a produção de cosméticos de forma sustentável e respeitando a natureza: são os ditos cosméticos naturais. Neste caso, ocorre a substituição dos insumos sintéticos por materiais sustentáveis. A propósito, muitos são os produtos que se utilizam de matéria-prima natural para a sua fabricação e posterior comercialização.
Tendência de mercado: saúde
A principal tendência na área da saúde é a comercialização de dispositivos tecnológicos que são úteis como acessórios. Como exemplos temos: os smartwatches, as pulseiras fitness, relógios de pulso, pulseiras com Bluetooth, entre outros.
Todos esses acessórios, além de serem bonitos, fazem o monitoramento da saúde. Para isso, apresentam algumas funcionalidades como: medir a frequência cardíaca, pressão arterial, contar os passos, calcular distância percorridas, entre outras.
Outra tendência é o IoT (Internet of Things), sendo que esse equipamento interconecta os objetos do cotidiano. Exemplo disso, é o dispositivo Alexa da Amazon, que possui inteligência artificial, conectando pessoas e objetos de dentro de casa. Além disso, é capaz de lembrar de tomar medicamentos, acender ou apagar a luz, ligar a televisão, entre outras funcionalidades.
Outra tendência no mercado da saúde é a criação de produtos cosméticos unissex, que considera o item ser útil para homens ou para mulheres. Assim, já existem no mercado cremes, perfumes e maquiagem para ambos os sexos.
Além disso, com o grande crescimento da população mais idosa, estão sendo feitos investimentos em produtos específicos para atender a essa clientela.
Tendência de mercado: delivery
Com todas as mudanças no estilo de vida das pessoas, o mercado delivery cresceu exponencialmente. Uma vez que as pessoas passaram a se alimentar, e a comprar muitos produtos diretamente pela internet.
Assim, o que antigamente era considerado uma comodidade, passou a ser vista como uma necessidade, a ponto de não ser possível imaginar qualquer comércio sem a oferta do delivery. Afinal de contas, este serviço faz parte da logística de entrega.
Nas grandes cidades, ocorre que por causa do trânsito, sempre com problemas de circulação dos veículos, o serviço delivery passou a ser a grande recomendação, para economizar tempo e muitas vezes dinheiro. Com a alta das vendas da internet, uma boa entrega faz parte da experiência de compra dos clientes.
Agora que sabe sobre as tendências do mercado, esperamos ter atingido os seus objetivos com a leitura deste texto.
Portanto, considere as tendências de mercado para 2023. Desse modo, abra a sua empresa de forma mais consciente de que fará parte das necessidades de mercado.