Tempo verbal: questão comentada

Algumas bancas de concursos costumam apresentar provas de Língua Portuguesa que focam mais em interpretação de texto, enquanto outras trazem a cobrança sobre a gramática da língua de uma maneira mais direta. Desse modo, o concurseiro deve estar preparado para responder a questões sobre diversos tópicos da gramática.

Os assuntos relacionados ao verbo como regência, vozes do verbo, tempo, modo e aspecto, por exemplo, são recorrentes nesses exames. Por isso, apresentamos abaixo uma questão da FCC sobre tempo verbal com gabarito e comentário. Confira!

Questão –  FCC

Práticas e convenções

Os direitos e deveres estabelecem-se primeiro na prática, depois por convenção. Ocorre que a legitimidade desse código pode vir a se tornar mera e vazia convenção, quando seus postulados já não refletem a evolução dos fatos da cultura. As revisões dos dispositivos da lei fazem-se, por vezes, com tal atraso, que apenas retiram de um texto caduco aquilo que as pessoas há muito removeram de suas práticas sociais.

As recentes alterações no Código Civil brasileiro, elogiáveis em tantos aspectos, estão longe de representar algum avanço mais profundo, refletindo, apenas hoje, valores que, na prática social, firmaram-se há décadas. No que diz respeito ao papel da mulher na modernidade, essas alterações não fazem mais que formalizar (quase diria: envergonhadamente) direitos conquistados ao longo das lutas feministas, desde que a mulher tomou para si a tarefa que lhe cabia: demarcar com clareza e soberania o território de sua atuação, território que há muito é seu, não por convenção, mas pela ação cotidiana que se fez histórica. (Diógenes Torquato, inédito)

Os tempos verbais estão adequadamente articulados na frase:

(A) As mulheres muito lutariam para que possam ter seus direitos respeitados.

(B) Esses valores se instituíram na prática, e só muito depois houveram sido formalizados.

(C) Firma-se o senso do que é justo à proporção que passassem os anos.

(D) São de se elogiar as alterações apresentadas pelo Código que recentemente se lançou.

(E) Coube às mulheres lutar para que sejam reconhecidos os direitos que lhes negássemos.

Gabarito e comentário

Em primeiro lugar, uma leitura atenta das orações já pode indicar a alternativa correta para o leitor, pois algumas combinações de tempos verbais feitas soam estranhas ao falante do português. Desse modo, é possível perceber que para responder a essa questão, o concurseiro deve precisa fazer uma análise das correlações verbais.

Não é possível estabelecer a correlação do futuro do pretérito do indicativo com o presente do subjuntivo, por exemplo. Portanto, o uso do tempo verbal na alternativa A está incorreto. A correlação correta usaria o verbo “poder” no pretérito imperfeito do subjuntivo: pudessem. Nesse sentido, apenas a sentença em D apresenta o uso correto do tempo verbal. A oração em D apresenta a correta correlação do presente do indicativo (são) com o pretérito perfeito (lançou).

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia Raquel de Queiroz: vida e principais obras.

Veja ainda O que fazer se “der um branco” na prova? Veja 3 dicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.