Tecnologia: metodologia TRL tem o intuito de avaliar a maturidade das tecnologias - Notícias Concursos

Tecnologia: metodologia TRL tem o intuito de avaliar a maturidade das tecnologias

MCTI institui a calculadora de maturidade tecnológica baseada no Technology Readiness Level (TRL). Saiba mais!

Foi publicada nesta quarta-feira (19), no Diário Oficial da União, a Portaria 6449/22, que institui a utilização de métrica para aferição da maturidade tecnológica dos projetos de CT&I, de acordo com informações oficiais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Tecnologia: metodologia TRL tem o intuito de avaliar a maturidade das tecnologias

A portaria, assinada pelo ministro do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), propõe o uso do Sistema de Medição e Identificação do Nível de Maturidade Tecnológica dos projetos desenvolvidos no âmbito do MCTI e de suas unidades vinculadas.

Maturidade tecnológica

De acordo com a divulgação oficial, o sistema de medição tem como objetivo avaliar a maturidade tecnológica dos projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e de suas unidades vinculadas.

Avaliação

Permitindo assim diferenciais estratégicos na avaliação, na execução de ações e alocação de recursos. Além disso, outro objetivo é aumentar a capacidade institucional das unidades vinculadas na captação de recursos financeiros não orçamentários por meio da classificação dos projetos, segundo suas características e natureza de apoio mais adequado, destaca o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Technology Readiness Level (TRL)

O sistema contou com o levantamento bibliográfico das soluções baseadas na Metodologia do Technology Readiness Level (TRL), que é uma ferramenta de gestão que permite acompanhar a evolução de maturidade de um determinado projeto, provendo informações essenciais para a tomada de decisões relativas ao seu andamento. 

A metodologia TRL tem o intuito de avaliar a maturidade das tecnologias, explica o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Versão poderá ser acessada nos próximos 90 dias

Conforme previsto na Portaria, o trabalho agora seguirá pela disponibilização, nos próximos 90 dias, de uma calculadora em versão web, de acesso livre e disponível no portal do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

SEGE3P e investMCTI

Assim sendo, poderá ser acessada por todos os atores do ecossistema de CT&I no Brasil e balizará a avaliação e classificação dos projetos inseridos no Sistema de Gestão de Portfólios de Projetos do MCTI (SEGE3P), que são disponibilizados ao público por meio da Plataforma investMCTI, destaca o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Produtividade

Segundo maior país em produção de grãos, o Brasil tem aumentado sua produtividade pela aplicação de novas tecnologias e não pelo aumento de área plantada. 

A produção de grãos do Brasil cresceu mais de 300% entre 1997 e 2020, enquanto a área plantada avançou cerca de 60% apenas, de acordo com a Conab. Agritechs brasileiras têm utilizado tecnologias como inteligência artificial, IoT, Big Data, drones, entre outros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?