Abrir franquias é um tipo de empreendedorismo muito interessante, afinal você vai empreender com uma marca que já existe e provavelmente está bem consolidada no mercado. Dessa forma, isso facilitará muitas questões no planejamento. Porém, não se engane, pois mesmo assim seu empenho e disciplina serão fundamentais para o seu negócio dar certo. Por isso, hoje vamos falar sobre as taxas de franquia, para que você entenda mais sobre esses valores cobrados e saiba diferenciá-los. Confira nossas dicas de empreendedorismo.
O que são e para que servem as taxas de franquia
Afinal, o que são e para que servem as taxas de franquia? O sistema de franquias é um modelo de negócio que vem crescendo e possui a finalidade de estabelecer um vínculo sólido entre um investidor e uma marca específica a qual aquele possui interesse no tipo de serviço que é oferecido pela empresa.
Normalmente, essa relação é construída com certos graus de dependência, para que tanto a empresa quanto o investidor possuam um nível intermediário de autonomia. Principalmente a marca, pois o investidor terá algumas limitações de atuação por precisar se adaptar ao modelo de negócio já pré-estabelecido no funcionamento da empresa.
Nesse contexto, o investidor terá que dispor de um capital para realizar o investimento inicial e construir sua própria unidade da marca da empresa. Nesse momento, o franqueado irá discutir os acordos burocráticos com a franquia para a assinatura do contrato. Então, a partir disso, receberá um suporte da franqueadora. Isso para que a sua gestão da unidade esteja dentro dos moldes adequados e para a própria implantação da unidade.
Para que esse suporte ocorra, são cobradas taxas do franqueado, e elas podem variar de acordo com o tipo de franquia. Além disso, varia de acordo com o segmento da franquia, com o contrato pré-estabelecido, com a localidade e vários outros fatores influentes.
Ainda, essas taxas podem ser fixas ou variáveis. Além disso, podem ser taxas únicas ou periódicas, dependendo da taxa e se ela será cobrada ou não. Algumas taxas são obrigatórias e estão previstas na Lei das Franquias, outras são opcionais pelas franqueadoras, mas que são comumente cobradas por interferirem no funcionamento do negócio.
Saiba quais são as principais taxas de franquia
A seguir, confira quais são as principais taxas de franquia e para que as utilizam no contexto da relação entre a franqueadora e o franqueado.
Taxa de Franquia
É a principal taxa cobrada pelas franqueadoras e não se refere a taxas em geral. Dessa forma, é uma taxa específica, com um funcionamento específico, por fora de outras taxas que cobram na rede de franquias.
A taxa de franquia é paga logo após a assinatura do contrato e se refere à utilização da marca da empresa a qual o franqueado irá abrir uma unidade. No caso, é o valor cobrado pela concessão que a empresa faz para que o investidor use sua marca no local que decidir abrir a unidade.
Essa taxa é única e fixa, normalmente estando inclusa no valor que cobram referente ao investimento inicial que aplicam para que o contrato entre em vigor.
A taxa de franquia serve para que a franqueadora possa cobrir os custos do processo de prospecção e seleção do candidato. Também é necessária para que seja remunerada pela sua função de vincular a marca com o investidor, ou seja, por desenvolver o negócio da unidade.
A partir disso, o suporte da franqueadora estará incluso nessa taxa, já que ela também serve para que o franqueado receba um treinamento inicial. Além disso, será preciso um assessoramento na implantação da sua unidade, bem como apoio nas estratégias de mercado, de acesso ao público e na própria inauguração.
Taxa de Royalties
As taxas de Royalties são taxas não obrigatórias. Entretanto, frequentemente as franqueadoras cobram essas taxas em função da sua utilidade na dinâmica da relação entre empresa e investidor.
Os Royalties consistem em taxas periódicas normalmente cobradas a cada mês. O motivo dos Royalties é em função do uso contínuo da marca e pelo suporte constante que a franqueadora irá oferecer durante o desenvolvimento do negócio da unidade. Dessa forma, não existe um percentual pré-determinado, mas irá depender do tipo de serviço e do que se estabeleceu previamente no contrato.
As franquias que não oferecem os produtos para as unidades do franqueado costumam cobrar um percentual de 4% a 10% do faturamento bruto de cada franqueado. Não é de cada unidade, mas de cada franqueado. Entretanto, existem as franquias que os produtos são de fabricação exclusiva da empresa e é necessário que disponibilizem os produtos. Então, nesse caso as taxas costumam variar entre 20% a 40% sobre o valor das compras dos produtos pelo franqueado.
Taxa de fundo de Propaganda
É uma taxa também cobrada mensalmente para que a empresa realize investimentos em ações institucionais. Essas ações, por sua vez, são as que se utilizam de estratégias de marketing para promover a marca, além da divulgação local, mas para que se divulgue a rede.
Normalmente o percentual de cobrança varia entre 2% a 5% do faturamento bruto de cada unidade, entretanto no contrato inicial pode se estabelecer um valor fixo.