Táticas para potencializar os seus estudos para concursos

Quer dar um up na sua rotina de estudo para concursos? Muitas vezes falta alguma coisa para que seu desempenho melhore, mas você não consegue identificar o que é.

Selecionamos três fatores que costumam ajudar muito os estudantes. Confira e veja se fazem sentido para você!

1. Descubra seu estilo de aprendizagem

A maioria de nós tem uma forma preferida de aprender. Conheça o estilo de aprendizagem com o qual você se sente mais confortável e estude da maneira como aprende melhor.

Observe que esses estilos são apenas uma maneira de pensar sobre diferentes técnicas de estudo – não são regras rígidas e rápidas que dizem que você só deve estudar de uma maneira. Experimente cada um deles e veja de que maneira você prefere.

  • Estudantes auditivos preferem aprender ouvindo. Tente ler suas anotações em voz alta e discuti-las com outras pessoas. Gravar as aulas e ouvir depois é uma das saídas.
  • Os estudantes visuais  preferem aprender vendo. Tente usar cores em suas anotações e desenhe diagramas para ajudar a representar os pontos cruciais da matéria. Você pode tentar lembrar algumas ideias com imagens. Os mapas mentais entram nesse estilo.
  • Já os estudantes táteis / cinestésicos  preferem aprender fazendo. Tente usar técnicas como dramatização ou construção de modelos para revisar pontos-chave.

Falamos mais sobre os tipos de aprendizagem neste post: Saiba qual seu estilo de aprendizagem ideal

2. Rever e revisar

Pelo menos uma vez por semana, você deve revisar os conteúdos que estudou durante a semana. Fazer isso pode não só ajudá-lo a compreender os conceitos estudados, como também a lembrar quando mais precisa deles.

  • Questionários, simulados e provas anteriores – peça a um amigo ou membro da família para questioná-lo sobre conceitos-chave. Os questionários são ótimas maneiras de ficar confiante sobre o que você sabe e descobrir o que ainda precisa aprender. Baixar provas dos concursos anteriores também vale a pena revisar o que estudou.
  • Faça seus próprios materiais de estudo – crie seus próprios cartões de memória – os conhecidos flashcards – para ajudá-lo a estudar, assim como anotações de variados estilos e mapas mentais. Desse modo, você aprende tudo duas vezes: uma quando você faz os materiais de estudo e outra quando você os usa para revisar.

Leia um artigo que fala sobre isso – Descubra o poder das anotações para os estudos

3. Faça pausas no estudo

O senso comum nos diz que o estudo para concursos precisa ser incessante. Há quem fale aquela frase ‘estude enquanto seus concorrentes dormem’.

Entretanto, diversas pesquisas importantes indicam que fazer pausas enquanto estuda, especialmente se se sentir cansado ou frustrado, pode ser essencial para melhorar o desempenho. Trabalhar muito em uma matéria, sobretudo aquela bem difícil, pode realmente diminuir seu ritmo.

Ao fazer uma pausa, certifique-se de ficar longe de sua mesa ou espaço de estudo. Um pouco de atividade física – mesmo apenas uma caminhada ao redor do quarteirão – às vezes pode ajudá-lo a ver um problema de uma maneira diferente e até mesmo a resolvê-lo.

E então, gostou das dicas?

Não deixe de ler também – Concursos: 3 dicas para estudar atualidades

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.