Taigas: Animais típicos do bioma

A taiga, também conhecida como floresta boreal, é o maior bioma terrestre do planeta. Ela envolve o planeta em altas latitudes no hemisfério norte, estendendo-se entre a tundra ao norte e as florestas temperadas ao sul. Abrange a maior parte do interior do Canadá e do Alasca, grandes áreas da Escandinávia e da Rússia e partes do norte da Escócia, Cazaquistão, Mongólia, Japão e os Estados Unidos continentais.

Este bioma não é particularmente famoso por sua biodiversidade, especialmente em comparação com regiões mais quentes e úmidas em latitudes mais baixas.

Entretanto, embora possa não rivalizar com a abundância ecológica de uma floresta tropical, a taiga ainda está repleta de muitos animais fascinantes, cuja tenacidade reflete as adaptações de seus ancestrais a este habitat lindamente agreste.

Aqui estão apenas algumas das criaturas impressionantes que chamam a taiga de lar.

Ursos

As florestas boreais costumam ser excelentes habitats para ursos. Eles apoiam os ursos-pardos na Eurásia e na América do Norte, bem como os ursos-negros asiáticos e os ursos-negros norte-americanos em seus respectivos continentes.

O pelo grosso dos ursos os ajuda a suportar invernos frígidos de taiga, assim como seu hábito de engordar no outono e hibernar nos meses mais frios. Como onívoros, suas dietas podem variar amplamente por espécie e habitat. Os ursos da taiga podem comer de tudo, desde raízes, nozes e frutas vermelhas até roedores, salmão e carniça.

Castores

As florestas boreais hospedam as duas espécies restantes de castores da Terra : o castor da América do Norte e o castor da Eurásia. Ambas as espécies comem madeira e casca, e também destroem árvores para construir represas em cursos d’água, criando abrigos aconchegantes para ajudá-los a sobreviver aos invernos brutais do bioma.

Além de fornecer casas para seus construtores, as barragens de castores remodelam os ecossistemas ao seu redor, transformando riachos e rios em pântanos que beneficiam uma variedade de outros animais selvagens. Embora os próprios castores vivam apenas 10 ou 20 anos, algumas de suas represas podem durar séculos, abrangendo dezenas, ou possivelmente centenas de gerações de castores.

Lobos cinzentos

Os lobos se adaptaram a uma variedade de ambientes ao redor do mundo, de desertos e montanhas rochosas a pastagens, pântanos e florestas de taiga. Eles geralmente caçam em matilhas, ajudando-os a derrubar grandes ungulados como veados, alces, alces e caribus.

Além disso, também são inteligentes e engenhosos e costumam adaptar sua dieta conforme necessário com base na estação do ano e no local. Eles podem mudar de presas grandes para animais menores como coelhos, roedores e pássaros, por exemplo. enquanto algumas populações próximas a rios podem aprender a se concentrar em peixes.

Os lobos também comem uma variedade de frutas de árvores, frutas vermelhas e outros pratos vegetarianos; eles vão tirar proveito da carniça se as condições assim o exigirem.

Lince

Existem quatro espécies de lince na Terra, duas das quais normalmente vivem na taiga. O lince canadense ocupa uma enorme área de florestas boreais no Canadá, Alasca e no norte dos Estados Unidos. Enquanto o lince eurasiano se espalha por grande parte do norte da Europa e da Ásia.

O lince canadense caça principalmente lebres com raquetes de neve, enquanto o lince euro-asiático maior também é conhecido por enfrentar presas tão grandes quanto veados.


E então, gostou de conhecer essa lista?

Não deixe de ler também – Antártica: 5 animais que vivem no continente

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.