Sustentabilidade: ações do MCTI ganham destaque no Green Rio - Notícias Concursos

Sustentabilidade: ações do MCTI ganham destaque no Green Rio

Webinário no Green Rio destaca ações do MCTI para cadeias produtivas, sustentabilidade e economia verde. Saiba mais!

De acordo com recente divulgação oficial, as chamadas públicas para cadeias produtivas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), vinculada ao MCTI, foram tema da programação da 10ª edição do Green Rio / Green Latin America.

Sustentabilidade: ações do MCTI ganham destaque no Green Rio

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) explica que a plataforma é voltada para negócios, inovação e pesquisa em bioeconomia e economia verde. Segundo destaca a divulgação oficial, até o momento, estão abertos dois editais para o Programa Cadeias Produtivas da Bioeconomia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). 

Os recursos são da modalidade não-reembolsável do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), dos fundos setoriais Agro e Subvenção, com o investimento de R$40 milhões.

Cadeias Produtivas da Bioeconomia: a tecnologia e a biodiversidade

De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o programa Cadeias Produtivas da Bioeconomia visa fomentar a pesquisa científica, o desenvolvimento tecnológico e a inovação para a promoção, agregação e retenção de valor em cadeias produtivas da biodiversidade brasileira, considerando a sua sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida das populações que dela dependem.

Assim sendo, o foco dos esforços está direcionado para o desenvolvimento de novos produtos, insumos, materiais e serviços a partir e para essas cadeias, contribuindo com o desenvolvimento sustentável de populações em todos os biomas brasileiros.

Inovação, sustentabilidade e economia

De acordo com a Financiadora de Inovação e Pesquisa (FINEP), os critérios estabelecidos para as chamadas públicas são o grau de inovação da solução proposta, impactos sociais, ambientais e econômicos gerados pelo projeto, sustentabilidade de longo prazo do projeto e da comunidade, alcance da aplicação desenvolvida, parcerias e articulações institucionais da empresa proponente e a consistência da proposta.

Sobre o Programa de Cadeias Produtivas da Bioeconomia MCTI

O Programa de Cadeias Produtivas da Bioeconomia MCTI foi instituído por meio da Portaria MCTI nº 3.877, de 9 de outubro de 2020. De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), trata-se de uma política pública que trabalha o conceito de bioeconomia como impulsionadora do desenvolvimento sustentável e da prosperidade do Brasil. 

Objetivo do programa

Além disso, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) destaca que o objetivo central do Programa de Cadeias Produtivas da Bioeconomia MCTI é a agregação e a retenção de valor pelos elos iniciais das cadeias produtivas.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) investe de diversas formas em sustentabilidade e economia verde, por meio de diversas chamadas públicas que são divulgadas na sua plataforma oficial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?