Surpresa total, NOVO EMPRÉSTIMO no CadÚnico é liberado e choca brasileiros - Notícias Concursos

Surpresa total, NOVO EMPRÉSTIMO no CadÚnico é liberado e choca brasileiros

Um novo grupo de beneficiários do CadÚnico poderão ter acesso ao empréstimo consignado. Entenda!

A partir de agora, um novo grupo de beneficiários do CadÚnico terão direito a realizar empréstimo consignado em instituições financeiras do Brasil. Isso porque a aprovação da Medida Provisória (MP) que institui o novo Bolsa Família, trouxe também mudanças para quem recebe o BPC (Benefício de Prestação Continuada).

Em 2022, houve a liberação da linha de crédito para quem participa do programa. No entanto, por ser considerada de grande risco, foi cancelada posteriormente.

Assim, o relator da MP do novo Bolsa Família, deputado Dr. Francisco (PT-PI), decidiu incluir o empréstimo para beneficiário do BPC no texto.

“Acaba de ser aprovado, no Senado Federal, o texto do Bolsa Família, que eu tive o prazer e o privilégio de fazer a relatoria desse importante programa do Governo Federal. Idealizado pelo presidente Lula, toda a sua concepção foi feita pelo Ministério do Desenvolvimento Social do nosso ministro Wellington Dias, e, agora, as duas casas aprovam: Câmara e o Senado. Segue agora para a sansão do presidente Lula”, disse o deputado.

Como vai funcionar o empréstimo consignado para quem recebe BPC?

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito atrelada a um pagamento assistencial ou previdenciário. Sendo assim, as parcelas do empréstimo serão descontadas de forma automática na folha de pagamento do beneficiário.

De acordo com a nova Medida Provisória, será possível comprometer até 35% da renda mensal, sendo 30% para o pagamento das parcelas e 5% para gastos com cartão de crédito consignado.

É importante lembrar que o texto teve a aprovação da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Mas, para entrar em vigor, é necessária a sansão do presidente. Dessa forma, apenas após a assinatura do presidente Lula é que as mudanças começarão a valer de fato.

Por conta disso, ainda não é possível saber quais bancos e instituições financeiras irão oferecer o crédito, bem como quais serão as condições oferecidas, como taxa de juros e quantidade de parcelas de cada uma.

Quem poderá solicitar o empréstimo consignado?

Caso seja aprovado, todos os beneficiários do BPC poderão solicitar o crédito junto às instituições financeiras.

Para ter direito ao BPC é necessário ter a partir de 65 anos de idade ou ser portador de deficiência. Além disso, também é preciso comprovar que não possui meios de prover a sua subsistência.

Através do programa, o governo repassa o valor equivalente a um salário mínimo para os beneficiários que possuem renda familiar mensal de até 1/4 do piso nacional per capita (R$ 330 por pessoa no atual salário mínimo). 

Como solicitar o BPC?

Em primeiro lugar, para solicitar o BPC e ter direito ao empréstimo consignado em breve, o cidadão precisa se cadastrar no CadÚnico (Cadastro Único do Governo Federal). Para isso, deve se dirigir ao CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) mais próximo.

Para se inscrever no CadÚnico, o responsável familiar (pessoa que realiza o cadastro da família) deve portar os seus documentos pessoais e de todos as pessoas que moram na mesma casa. Além disso, também responderá um questionário socioeconômico durante o atendimento.

Após se inscrever no CadÚnico, o próximo passo é fazer a solicitação o INSS. O processo é simples e totalmente online. Confira o passo a passo:

  1. Primeiro, baixe o aplicativo Meu INSS no seu celular, disponível para aparelhos Android e IOS;
  2. Em seguida, faça o login com CPF e senha. Caso ainda não possua, basta cadastrar;
  3. Depois, selecione a opção “Novo pedido”;
  4. Na sequência, clique em “Benefícios assistenciais”;
  5. Agora, escolha entre uma das opções “Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência” ou “Benefício Assistencial ao Idoso”;
  6. Clique em “Atualizar”;
  7. Confira os dados de contato e altere, caso necessário;
  8. Por fim, leia as instruções da tela e envie os documentos solicitados.

Após realizar a solicitação, ela entrará em processo de análise e o cidadão poderá fazer o acompanhamento. Para conferir a solicitação, basta acessar o Portal Meu INSS ou ligar para a Central de Atendimento do INSS, no número 135.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?