O CadÚnico (Cadastro Único do Governo Federal para Benefícios Sociais) surpreendeu a todos os brasileiros ao liberar uma nova linha de crédito para os inscritos. A decisão teve o objetivo de dar suporte financeiro às famílias que se encontram em estado de vulnerabilidade socioeconômica.
No ano passado, houve a liberação do empréstimo consignado para quem participa do Bolsa Família. Mas, posteriormente, foi canelada por causar grande risco financeiro para os beneficiários.
Porém, a nova proposta do governo visa beneficiar os idosos a partir de 65 anos de idade e portadores de deficiência. Além disso, promete melhores condições contratuais e juros mais baixos.
A seguir, entenda melhor sobre a nova modalidade de crédito e veja quem pode e como solicitar.
O novo crédito disponibilizado para inscritos no CadÚnico atende os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Dessa maneira, para solicitar o empréstimo é necessário receber o BPC, além de estar com o Cadastro Único atualizado.
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito que foi criada originalmente para os aposentados e pensionistas do INSS. Isso porque garante taxas mais baixas se comparada a outras modalidades.
No entanto, a nova Medida Provisória (MP) que altera as regras do Bolsa Família foi aprovada recentemente no Senado. Além de mudanças no maior programa de transferência de renda do Brasil, o texto também incluiu a permissão para beneficiários do BPC solicitarem o empréstimo.
Na prática, vai funcionar da seguinte forma: os beneficiários vão solicitar o crédito junto ao banco ou instituição financeira, sendo consignado ao seu benefício. Isso significa que as parcelas do empréstimo terão desconto diretamente na folha de pagamento do beneficiário.
Aqueles que desejam solicitar o empréstimo consignado ao BPC devem estar atentos quanto às regras de solicitação. De acordo com a nova MP, os beneficiários poderão comprometer até 35% do seu pagamento mensal, sendo 30% para pagamento das parcelas e 5% para gastos com cartão de crédito consignado.
Para solicitar o crédito, os beneficiários deverão entrar em contato com um banco ou instituição financeira e iniciar o processo de solicitação de empréstimo. Assim, deverão informar que desejam realizar o empréstimo consignado ao Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Nesse sentido, a instituição irá realizar uma simulação para apresentar as condições, valor liberado, quantidade e valor das parcelas e taxas de juros. Assim, se o beneficiário estiver de acordo, basta assinar o contrato e logo o valor estará disponível em sua conta bancária.
Ademais, é importante lembrar que ainda não é possível solicitar o crédito. Isso porque a MP teve a aprovação na Câmara e no Senado, mas ainda precisa da sansão do Presidente da República, que deverá ocorrer em breve.
O objetivo da concessão do empréstimo consignado do CadÚnico é conceder aos beneficiários uma forma mais acessível e confiável de crédito. Dessa forma, irá oferecer melhores condições para evitar que as pessoas mais carentes busquem ajuda financeira informal, que possui juros exagerados.
Porém, os beneficiários do CadÚnico devem estar atentos ao solicitarem o empréstimo consignado. Isso porque não se trata de um dinheiro a mais na renda, mas sim, de uma solicitação de crédito que deverá ser tratada com responsabilidade.
Assim, os inscritos devem estar cientes que, ao fazer a solicitação, parte do seu benefício mensal ficará comprometido, fazendo com que as parcelas sejam menores até o fim do contrato.
Assim, é fundamental fazer uma análise financeira, a fim de saber se esta é a melhor opção no momento e se será possível arcar com a reponsabilidade dos descontos posteriormente.