No ano passado, houve o anúncio do Governo Federal sobre a implantação no Brasil da tecnologia 5G, a geração nova da internet móvel. Por causa da mudança, aqueles que ainda utilizavam antenas parabólicas precisavam trocar de equipamento pelo digital, ou seja, o Kit Antena, de forma que não tenha mais interferências com relação à qualidade da imagem e do som.
Um grupo de brasileiros, considerados de baixa renda, têm disponibilizado gratuitamente o equipamento e a instalação. Até o final do mês de janeiro, cerca de 25 mil famílias fizeram a troca, de acordo com as informações do Governo. Na matéria de hoje do Notícias Concursos, mostraremos como solicitar o Kit Antena e continuar assistindo à televisão sem problemas.
Quem tem direito ao Kit Antena?
Os equipamentos, bem como a instalação, são ofertados aos cidadãos que têm a inscrição no CadÚnico para os Programas Sociais. É preciso também residir em uma cidade com mais de 500 mil habitantes, além de ter uma antena parabólica na casa.
A coordenação da distribuição fica ao encargo do Siga Antenado (EAF – Entidade Administradora de Faixa), fazendo parceria com MCom (Ministério das Comunicações), assim como com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Os novos agendamentos estão programados, com espaço ainda na agenda dos pedidos.
Como solicitar o Kit Antena Digital?
A solicitação do Kit Antena Digital pode ser feita de forma simples pelos interessados. Para isso, será necessário efetuar um pedido por meio da central de atendimento da Anatel, pelo número 0800-729-2404. Além disso, caso prefira, você pode solicitar o equipamento pela internet, no sitedo programaSiga Antenado.
No momento que estiver acessando o site, será necessário seguir os seguintes passos:
- Em primeiro lugar, acessar o menu (no canto superior esquerdo da tela);
- Ademais, clique na opção “Programa de distribuição de kits gratuitos”;
- Após isso, é necessário clicar em “Agende aqui”;
- Na nova página, será preciso selecionar a identificação, que pode ser feita por meio do CPF ou Número de Identificação Social (NIS).
Após informações de identificação pessoal, o interessado deverá responder o questionário, e então definir o dia e o horário para instalação do kit. Nesse caso, um técnico especializado deve comparecer para verificar se um novo aparelho é necessário ou não.
O Kit Antena está disponível para 22 capitais, como: Belo Horizonte, Brasília, João Pessoa, São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Goiânia, Salvador, Rio de Janeiro, Vitória, Palmas, Florianópolis, Fortaleza, Recife, Natal, Boa Vista, Aracaju, Campo Grande, São Luís, Maceió e Teresina. Além da garantia da qualidade da imagem e do som, os kits oferecem mais variedade de canais.