Sua Trajetória Profissional na Entrevista de Emprego

Direcione seu comportamento em uma entrevista de emprego 

O comportamento do candidato direciona o processo seletivo, ainda que seja um fator intangível. Isso porque um candidato que demonstra muitas resistências  durante uma entrevista de emprego pode ficar aquém do seu potencial  de mercado. É muito comum que uma entrevista de emprego deixe o candidato apreensivo.

No entanto, há alguns pontos que  podem ser trabalhados para que o candidato se direcione assertivamente durante o processo seletivo.

Procure chegar com antecedência 

Primeiramente, é importante comparecer à entrevista de emprego com alguns minutos de antecedência. Dessa maneira, pode diminuir a ansiedade elevada pelo risco de atraso.

Além disso, é fundamental que o candidato trabalhe a respiração e desenvolva as as respostas de maneira assertiva.

O importante é se adequar para atingir os objetivos do processo seletivo 

No entanto, não pense que há uma fórmula mágica para que você se comporte corretamente em uma entrevista de emprego. Pois, não há uma forma errada ou correta de se comportar. O que você deve fazer são adequações para que se sinta mais à vontade dentro do ambiente proposto.

Uma das maneiras que o candidato pode encontrar de se sentir parte do ambiente e, por conseguinte, mais seguro em uma entrevista de emprego, é procurar conhecer seus pontos positivos e pontos de melhoria.

Analise sua própria trajetória profissional 

Para isso, o candidato precisa analisar a própria história e verificar o próprio currículo, buscando os pontos fortes e fundamentais de suas experiências profissionais. 

Por exemplo, se realizou uma implementação, gerenciou projetos ou equipes, eliminou alguma etapa desnecessária de um processo etc. Esses são pontos relevantes dentro de uma entrevista de emprego. Da mesma forma, deve identificar alguns pontos de melhoria. Pode citar que se considera uma pessoa tímida e apresentar uma solução, como informar que pretende realizar um curso de teatro, por exemplo.

Por isso, ao ser convocado para uma entrevista de emprego é importante trabalhar a respiração. Bem como, manter uma postura positiva e o contato visual com o seu entrevistador. 

Construa sua narrativa 

Além disso, deve focar na construção de sua narrativa, independentemente se está participando de um processo seletivo em grupo ou individual, o foco deve ser na sua própria trajetória.

 Dessa forma demonstrará interesse, potencial, assertividade e profissionalismo, não ficando aquém do seu potencial para a vaga. Permitindo uma análise correta e justa do selecionador. 

Entretanto, caso não se enquadre na vaga em questão, continue focando nesses pontos para a próxima entrevista de emprego. Já que o importante é que você demonstre o seu melhor para se colocar no mercado em uma vaga que seja correlata ao seu perfil.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.