SP: Governo vai considerar resultado do Ideb 2021 para dar bônus a professores

O governo de São Paulo (SP) vai passar a considerar os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para calcular valores do bônus para professores de escolas estaduais. Até 2019, o estado considerava somente os dados Idesp, mas, a partir do próximo ano, o Ideb também será analisado.

A Secretaria Estadual da Educação informou ao UOL que, o cálculo para os profissionais que trabalham em escolas serão feitos a partir do contexto da sua unidade escolar de atuação. No caso dos servidores dos órgãos centrais “será considerado o resultado médio de sua região (Diretorias de Ensino), ou de todo estado”. 

De acordo com Rossieli Soares, secretário estadual da Educação, esse é mais um ponto de motivação para que os estudantes participem do Saeb. O exame é um dos indicadores considerados pelo Ideb.

“A bonificação é fruto do trabalho colaborativo entre as equipes das escolas, Diretorias de Ensino e órgão central para incentivar nossos servidores a trabalharem para garantir a aprendizagem de todos os estudantes, principalmente aqueles que atuam em regiões mais vulneráveis”, explica o secretário.

De acordo com a pasta, o último pagamento de bonificação feito aos profissionais da educação da rede estadual data de setembro do ano passado, e foi feito a partir dos números do Idesp. Os profissionais não receberam bônus em 2021, porque não houve avaliação devido à pandemia da covid-19. 

Datas do Saeb

Ainda de acordo com a pasta, a aplicação do Saeb está prevista para acontecer entre 16 de novembro e 10 de dezembro. Farão os exames os alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental e os alunos da 3ª série do ensino médio. Confira mais informações sobre o Saeb.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Inep encerra inscrições para 2ª etapa do Revalida 2021 neste domingo (28).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.