SP: Fotógrafo faz ensaio de escolas fechadas na pandemia

Todo o marasmo ocasionado pela pandemia pode ser captado pela câmera do fotógrafo Adriano Vizoni

As escolas de São Paulo estão fechadas desde o mês de março, quando se deu início à quarentena para conter a pandemia do novo coronavírus.

Esse cenário tão desolador, sem qualquer movimentação de alunos e educadores, se tornou uma referência para o repórter-fotográfico Adriano Vizoni. O profissional resolveu usar a sua habilidade para registrar fachadas das escolas nesse momento.

No Estado de São Paulo, são cerca de 3,5 milhões de estudantes matriculados em escolas de ensino regular, do ensino fundamental ao médio. São, ao todo, 5 mil instituições de ensino que mantêm as suas portas fechadas até segunda ordem.

Reabertura das escolas incerta

As aulas estavam previstas para o próximo dia 8 de setembro para escolas particulares e públicas.

No entanto, a Secretaria da Saúde do Estado revelou que não há como seguir esse planejamento, pois não foram batidas as metas de diminuição de disseminação e contágio do vírus, tampouco de isolamento.

Ou seja, ainda não há uma data oficial para que as aulas retornem na capital e no estado de São Paulo. E isso se refere às instituições públicas e privadas.

Dessa forma, todo o marasmo ocasionado pela pandemia pode ser captado pela câmera do fotógrafo Adriano Vizoni. Fachadas, o entorno e detalhes marcantes podem ser vistos em pleno período em que as aulas deveriam estar retornando das férias de julho.

É algo bem dicotômico, uma vez que São Paulo é a maior e mais movimentada metrópole do Brasil, sobretudo com o vai e vem de crianças e adolescentes, peruas escolares, pais buscando e levando, etc.

Veja algumas das imagens das escolas produzidas por Vizoni:

escolas de SP
Escola Estadual Brigadeiro Gavião Peixoto
escola Estadual Rodrigues Alves
Escola Estadual Rodrigues Alves

"<yoastmark

escolas de SP
ETEC Irmã Agostina
escolas de SP
Escola Técnica São Paulo
escolas de SP
ETEC São Paulo
escolas de SP
Escola Estadual Prudente de Moraes
Rodrigues Alves instituição de ensino
Escola Estadual Rodrigues Alves

Essas são somente algumas das fotografias realizadas por Adriano Vizoni. Você pode conferir outras no portal da Folha de São Paulo.

Fotos: Adriano Vizoni

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.