SP: Alunos da rede pública participam de projeto de educação financeira
A empresa Tindin do Programa Conect@ndo Jacareí, onde alunos da faixa etária entre 9 e 10 anos terão acesso a conteúdos relacionados à Educação Financeira através de e-books, vídeos e atividades digitais.
A Tintin tem como objetivo utilizar a educação financeira infantil para mudar o mundo. Por isso a Secretaria Municipal de Educação de Jacareí-SP, começou a preparação dos professores do Ensino Fundamental.
Trata-se de um projeto de educação financeira onde os alunos terão acesso à plataforma educacional da Tindin onde encontrarão atividades que simulam acontecimentos de rotina que eles enfrentarão na vida adulta.
De acordo com o CEO da empresa, Eduardo Schroeder: “Vamos cumprir nosso propósito, que é democratizar a educação financeira para o maior número possível de crianças, destinando integralmente o valor para um projeto com impacto direto sobre mil alunos do Ensino Público Fundamental de Jacareí, cidade localizada no Vale do Paraíba, São Paulo”.
Além disso, a secretária de educação de Jacareí, Maria Thereza Ferreira Cyrino, afirma: “Este é um projeto pioneiro tanto para a Tindin como para a nossa cidade. Gamificação é uma metodologia extremamente atrativa no contexto da aprendizagem, principalmente escolar. Vamos ampliar o repertório dos alunos proporcionando acesso à Educação Financeira através de estratégias cotidianas da vida e explorando o uso consciente do valor monetário”.
Aprender a lidar com as questões financeiras desde cedo de maneira consciente e responsável requer habilidades de empreendedorismo.
Ainda segundo Maria Thereza: “A legislação prevê a educação financeira no currículo e se associarmos à prática, a aprendizagem se torna mais significativa e eficaz”.
Como funcionará o projeto de Educação Financeira?
O projeto contempla alunos entre 9 e 10 anos de idade, propiciando o ensino de Educação Financeira por meio de quatro pilares; são eles:
- Dinheiro
- Consumo
- Empreendedorismo
- Investimento
Além disso, ao longo do ano, cada participante terá no jogo um “avatar” que será trabalhado através do desenvolvimento financeiro e pessoal de cada aluno.
O cenário parecido como uma “ilha” oferece às crianças várias possibilidades de interação como: ir no parque de diversões, consumir em um supermercado, alugar ou comprar uma casa para morar, construir comércios, entre outros.
O programa consiste em simulações do cotidiano da vida adulta, visando auxiliar o desenvolvimento do planejamento e controle de gastos desde cedo.
Os conteúdos serão disponibilizados através de e-books e vídeos criados pela plataforma Tindin. Todos os materiais possuem conceitos e práticas de Educação Financeira.
E então, o que achou desta notícia? Compartilhe com quem precisa saber disso!
Não deixe de ler também – Desemprego no Brasil atinge 14,8 milhões de pessoas, segundo IBGE.