Sou uma pessoa muito desorganizada! O que posso fazer para melhorar?
Sou uma pessoa muito desorganizada, como posso melhorar isso?
Se você costuma fazer esse questionamento, saiba que não está sozinho. Muitas pessoas se sentem da mesma forma, todos os dias.
Umas, até aceitam o fato de serem desorganizadas. Outras, apresentam desculpas e justificativas para ter este perfil.
Entretanto, no conteúdo de hoje nós vamos lhe apresentar algumas considerações que podem lhe ajudar a ser mais organizado. Acompanhe e saiba mais.
Sou uma pessoa muito desorganizada! Como posso melhorar?
Todos os dias, diante de uma bagunça cotidiana, você diz: sou uma pessoa muito desorganizada. Com isso em mente, pode acabar justificando as suas ações indisciplinadas, minando os seus relacionamentos no trabalho.
Para evitar esse contexto, é preciso agir. Abaixo você encontra algumas ações que podem ser interessantes.
1- Assuma a sua desorganização – Desculpas só atrapalham
Assumir e dizer a frase “sou uma pessoa muito desorganizada” é um passo importante. Fuja daquelas desculpas que dizem que “você se encontra na sua bagunça”, pois elas tendem a lhe prender na desorganização por muito tempo. Aceite esse traço do seu perfil para, a partir disso, buscar caminhos promissores para desenvolver a sua autodisciplina.
2- Saiba desapegar de materiais desnecessários
Comece criando uma cultura de desapego. Quando você perceber que a sua mesa está repleta de papéis, canetas, cadernos e demais materiais, faça uma “limpa”. Jogue fora o que é desnecessário e armazene os documentos em pastas específicas, em um arquivo. Evite os excessos no ambiente de trabalho, eles são prejudiciais à sua saúde mental e à sua organização.
3- Não exagere nas ferramentas de organização
Outro erro de muitas pessoas que dizem ser desorganizadas é aquela tentativa vazia de organizar tarefas em diversos aplicativos. Com isso, usam ferramentas de check-list, planilhas, mapas mentais, entre outras possibilidades que, a cada dia, são criadas sem critérios, inundando a memória do computador.
Nesse caso, é fundamental que você eleja uma ferramenta padrão para as suas tarefas. E se você criou uma lista para determinado assunto, use-a sempre. Não fique criando uma nova lista a cada dia. E não caia no erro de focar apenas na “beleza” da lista ou da planilha: faça algo prático.
4- Saiba quais são as suas prioridades
Saber as suas prioridades é o primeiro passo para quebrar com o discurso de que “sou uma pessoa muito desorganizada”. Comece anotando, em uma agenda padrão, quais são as suas prioridades para o dia, semana e mês. Assim você consegue ter tudo à mão, e evita de esquecer-se de algo importante.
5- Não deixe nada pra depois
Não deixe para fazer algo pequeno depois. Se você tem um tempo agora, faça. Ficar acumulando tarefas simples, para mais tarde, pode atrapalhar a sua rotina e fazer com que você se sinta improdutivo e desorganizado. Portanto, cuidado com essa mania de deixar para fazer mais tarde!
6- Faça uma tarefa por vez – Evite ser multitarefa
Por fim, se você vive dizendo “sou uma pessoa muito desorganizada”, comece a observar quantas tarefas você tem feito por vez. O ideal é que você jamais caia na cilada da multitarefa, pois isso pode ser muito arriscado para a sua produtividade.
Lembre-se de que o nosso cérebro só mantém o foco em uma tarefa por vez, o que faz com que ao atuarmos em mais de uma atividade ao mesmo tempo, nossa concentração diminui em ambas, aumentando a desorganização de nossas ações e gerando um alto índice de erros.
Concentre-se em uma coisa de cada vez, seguindo a sua lista de prioridades, sempre.