Características do profissional de Smarketing
Para um profissional atuar na área de Smarketing ou Vendarketing, como algumas empresas usam, é necessário que ele tenha algumas características relevantes ao setor.
Entretanto, as características que vamos citar aqui são cabíveis a todos os profissionais, mesmo que a empresa não tenha uma área de Smarketing. Sendo assim, esses pontos são cabíveis aos profissionais de vendas e de marketing, uma vez que são pontos importantes para a execução das estratégias.
Conhecimento
Sabemos que o conhecimento é fundamental em todas as áreas. No entanto, estamos falando sobre entender de verdade da área marketing e de vendas. De forma que possa analisar os dados de formas separadas ou juntas.
Vendarketing – Smarketing
Um profissional de vendarketing ou Smarketing precisa entender das duas áreas, e estamos falando das estratégias. Sendo assim, deve conhecer os modelos de vendas e as estratégias de marketing, bem como seus nomes técnicos.
Perfil analítico
Analisar faz parte do sucesso das vendas de grandes empresas. Ao passo que profissionais envolvidos com essa dinâmica precisam analisar planilhas, métricas, cruzar dados o tempo todo. Por isso precisa ser uma pessoa que goste de analisar, bem como seja bem detalhista.
Organização
Na área de Smarketing a organização é fundamental. Isso porque a pessoa precisará acompanhar as tarefas dos dois times, vendas e marketing. Por isso deverá se organizar para analisar os dados das duas áreas, bem como as ações em andamento.
Empatia
Empatia faz parte das vendas, e o profissional de Smarketing precisa focar nas pessoas, ainda que atue de forma analítica. Assim sendo, deve entender quais recursos estão faltando para as equipes, bem como quais são as necessidades dos clientes que não estão sendo atendidas.