Sisu 2023: inscrições terminam nesta sexta-feira (24)
Para poder participar do programa é necessário ter feito a última prova do Enem e ter obtido nota superior a zero na redação
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do 1º semestre terminam hoje sexta-feira (24) às 23h59. O programa utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar estudantes das universidades públicas.
Para participar da seleção, o candidato deve entrar no site https://acessounico.mec.gov.br/sisu e escolher duas opções de curso. Para isso, é necessário ter feito o Enem 2022 e não ter tirado nota zero na redação.
Mudança de curso
Durante todo o período de inscrição, o sistema disponibiliza, diariamente, sempre à meia-noite, as notas de corte parciais em cada curso. Por meio delas, o candidato pode ter uma noção dos cursos em que terá mais chance de ser aprovado. É possível alterar suas escolhas quantas vezes quiser.
Quem pode participar do Sisu 2023?
Para poder participar do Sisu é necessário ter feito a última prova do Enem e ter obtido nota superior a zero na redação.
É importante destacar que os candidatos treineiros, (pessoas que ainda não concluíram o ensino médio e fizeram a prova somente para testar seus conhecimentos), não podem concorrer a uma vaga ofertada pelo Sisu. Outro critério de participação é que algumas instituições de ensino superior podem definir notas mínimas para cada curso. Ou seja, o candidato que estiver com pontuação abaixo daquela que é exigida não poderá concorrer a uma vaga.
Inscrições do Sisu
As inscrições do programa acontecem entre os dias 16 e 24 de fevereiro. Os resultados serão divulgados a partir do dia 28 de fevereiro.
Como se inscrever no Sisu 2023
Ao acessar a página do Sisu, selecione a opção “Fazer Inscrição” e, na próxima tela, clique em “Entrar com gov.br ou fazer cadastro”.
Em seguida, é a hora de informar e conferir seus dados. Este momento é importante, pois, o Sisu entrará em contato através das informações registradas. É possível alterá-los a qualquer momento.
Depois é a hora de realizar a inscrição. Na tela “Minha inscrição”, você terá a possibilidade de escolher até duas opções de curso. É só clicar em “Fazer inscrição na 1ª opção” do curso.
Pesquisa por vagas
Logo em seguida, você irá fazer a pesquisa por vagas. Você pode consultá-las pelo nome do município, nome da instituição ou nome do curso.
Nesta etapa, é importante estar atento as regras do processo seletivo de cada universidade, como notas mínimas exigidas ou regulamento para cotas sociais.
Ao clicar na opção de curso desejada, aparecem mais detalhes e as modalidades disponíveis.
A dica é ler com atenção sobre as modalidades disponíveis para cada curso e clicar em “Escolher esta modalidade” para continuar.
Confirmar inscrição
A seguir é só conferir os dados e a modalidade do curso escolhido, bem como, documentação exigida para a matrícula e selecionar a opção em “Confirmar minha inscrição”.
Após a confirmação da matrícula, você será direcionado para a tela “Minha inscrição” e poderá, quando quiser, conferir dados da opção escolhida. Durante todo o período de inscrição, você poderá mudar a suas opções.
Nota de corte
Na opção “Classificação Parcial”, é possível acompanhar as notas de corte dos cursos e a sua classificação parcial durante o período de inscrição. Contudo, no primeiro dia de inscrição não possível acessá-la.
No segundo dia de inscrições do programa, as notas de corte são liberadas para cada curso. Deste modo, o estudante pode ter noção e uma referência, se de acordo com a nota obtida no Enem, poderá ser selecionado para o curso escolhido. Caso a nota seja menor à nota de corte, é possível trocar de curso e escolher uma opção que se encaixe à nota do Enem. O candidato tem essa possibilidade durante todo o período de inscrição. Mas, atenção: Como os estudantes podem mudar as opções até o último dia do prazo de inscrição, as notas de corte parciais oscilam.
O ideal é acompanhar as notas de corte dos cursos e a sua classificação parcial, diariamente, durante o período de inscrição.
Sisu
O Sisu é um portal online do Ministério da Educação (MEC). Por meio dele, o estudante tem acesso a vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. A maioria delas é disponibilizada por instituições federais de ensino (universidades e institutos). A inscrição é 100% gratuita e deverá ser feita somente pela internet.
Quem deseja concorrer a uma vaga tem essa possibilidade duas vezes ao ano, no período que antecede cada período letivo. De acordo com o MEC, em média são concedidos três dias para que os candidatos possam escolher as opções de curso.