Sisu 2021: Confira dicas para os dias de inscrição

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um sistema do Ministério da Educação (MEC) por meio do qual as instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Sisu seleciona os candidatos com melhor classificação de acordo com suas notas no exame.

A seleção deste ano será feita a partir das notas da edição de 2020 do Enem, cujo resultado o Inep deve liberar no dia 29 de março. As inscrições do Sisu vão do dia 6 até o dia 9 de abril. As vagas são distribuídas de acordo com o estabelecido pela Lei de Cotas (Lei 12.711/2012) e em consonância com a política de ações afirmativas de cada universidade instituições. Além disso, o candidato pode escolher concorrer às vagas de até dois cursos.

Inscrição

As inscrições do Sisu 2021 devem ser feitas exclusivamente na internet, na página do Sisu, já que se trata de um sistema informatizado. Para realizar a inscrição, como mencionado, é preciso ter feito o Enem 2020. No entanto, o estudante não pode ter zerado a nota da prova de redação. Além disso, não podem se inscrever aqueles que realizaram o exame na condição de treineiros.

Consulta de vagas e estratégias

Usar algumas estratégias no ato da inscrição e na escolha dos cursos pode facilitar um resultado positivo. Por outro lado, selecionar os cursos sem tanto cuidado pode fazer com que o candidato perca a oportunidade de ingressar no ensino superior. Portanto, é crucial analisar as opções antes do período de inscrição e também nos dias de inscrição. 

Por isso, o MEC libera a consulta de vagas disponíveis para que os estudantes comecem a escolher entre as opções dadas pelas universidades. Desde o dia 5 de março, a consulta de vagas do Sisu 2021/1 está disponível. Na consulta, os candidatos podem conferir as vagas por modalidade de concorrência, curso, turno, universidades e local. Além disso, é possível conferir o número de vagas para cada curso, bem como as notas mínimas exigidas pelas universidades nos termos de adesão. 

Nesse momento, o fundamental é analisar o número de vagas, os turnos e os locais dos cursos. Mesmo que o estudante só possa selecionar dois cursos no ato de inscrição, é ideal ter entre 3 e 4 opções por conta da nota de corte. Durante os três dias de inscrições, os candidatos podem modificar suas opções quantas vezes quiserem. O sistema irá considerar a última opção preenchida.

Desse modo, a nota de corte pode sofrer flutuações todos os dias. Portanto, o mais indicado é realizar a inscrição logo no primeiro dia de inscrição usando as duas primeiras opções escolhidas. Nos demais dias, o estudante deve entrar no sistema e conferir as notas de corte para mudar a opção de curso, caso seja necessário.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia ainda Raquel de Queiroz: vida e principais obras.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.