Sistema político brasileiro: Entenda a competência dos três poderes

Conhecer a divisão do sistema político do Brasil é essencial para concurseiros, pré-vestibulandos, assim como para todos os cidadãos

O sistema político brasileiro é complexo e desconhecido pela maioria dos cidadãos.

Na hora de estudar para concursos, porém, esse tema despenca em livros, apostilas, questões e tudo o mais. Afinal, consiste em um dos assuntos quase que obrigatórios para qualquer pessoa que queira se tornar servidora pública.

Além disso, conhecer os três poderes e suas competências surge como uma necessidade estudantes que se preparam para vestibulares e para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). E por isso, vale muito a pena entender como funciona.

Divisão do sistema político brasileiro

O sistema político brasileiro é dividido em três poderes, de acordo com a Constituição Federal de 1988. Deste modo, compreende-se a divisão como:

1 – Poder Executivo

2 – Poder Legislativo

3 – Poder Judiciário

Eles são independentes e harmônicos entre si. E têm como principal objetivo trabalhar para o bem-estar da população brasileira. De modo simplório, eles possuem como funções legislar, administrar e julgar.

A saber, o pioneiro da teoria de separação de poderes foi o filósofo Aristóteles.

Por que existe esta divisão?

Acima de tudo, o Brasil é um país democrático e para que a democracia seja plena e não ter chances de um Estado autoritário é necessário que algumas medidas sejam respeitadas.

A principal delas é que não seja concentrado o poder nas mãos de uma pessoa ou grupo. E por isso, para que o sistema funcione, cada poder deve fiscalizar ou impedir que sejam cometidos abusos ou até mesmo excessos.

O papel de cada poder

Entenda resumidamente o papel de cada poder no Estado brasileiro.

Poder Executivo

O Poder Executivo deve executar as leis e administrar o Estado. Ele está presente em três esferas do Estado, ou seja, no âmbito federal, estadual e municipal.

No nível Federal ele é representado pelo Presidente da República que é eleito a cada quatro anos por meio do voto popular, além disso, ele nomeia Ministros e cargos executivos em entidades públicas.

No esfera estadual, representa-se pelo governador. E no âmbito municipal é administrado pelo prefeito. Ambos são eleitos a cada quatro anos pelo voto popular de determinada região.

Poder Legislativo

É função desse poder que criar ou alterar as leis, através do Congresso Nacional – Senado e Câmara dos Deputados no âmbito federal.

No nível estadual o poder legislativo representa-se pelas Assembleias legislativas e Câmaras de Vereadores no município.

O poder legislativo também deve fiscalizar e controlar as ações do Poder Executivo. Porém, sempre respeitando os limites traçados pela Constituição Federal.

Poder Judiciário

Fica sob esse poder a aplicação das leis e a fiscalização do seu cumprimento. Juízes de várias instâncias que exercem esse poder.

Desta forma, a justiça só julga quando um cidadão, empresa ou órgão público entram com pedido para seu julgamento.

A autoridade máxima do Poder Judiciário é o Supremo Tribunal Federal – STF que é composto por onze membros indicados pelo Presidente e aprovados pelo Senado.

Os ministros do STF são responsáveis por seguirem a risca a Constituição Federal. Ou seja, todas as leis devem obedecer às regras presentes nela.


E então, você por acaso já sabia de todas essas informações? Não deixe de revisá-las, pois podem cair no ENEM, vestibulares, assim é figurinha carimbada em concursos públicos.

Leia também: Prestar concurso público é a melhor saída para quem fez Direito?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.