Conforme informações oficiais do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, o Sistema Integrado Nacional de Direitos Humanos (SINDH) compõe-se de políticas públicas, ações, ferramentas e serviços.
O Sistema Nacional de Direitos Humanos (SNDH) consiste em plataforma virtual para atendimento a pessoas físicas beneficiárias dos programas de proteção e defesa de direitos humanos do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, bem como celebração de parceria com pessoas jurídicas interessadas em aderir ou se inscrever em programas e iniciativas desenvolvidos pelo Ministério, define o Governo Federal.
SNDH Pessoa Física de Atendimento aos cidadãos em situação de violência, ameaçados de morte e com direitos violados; e
SNDH Pessoa Jurídica de adesão ou inscrição em políticas deste Ministério.
De acordo com as informações oficiais, o Sistema Integrado Nacional de Direitos Humanos (SINDH), possui o objetivo de ampliar o alcance e o acesso dos cidadãos à política nacional de direitos humanos e a satisfação, a produtividade e a capacidade operacional de recebimento, registro, tratamento e acolhimento de denúncias e demais solicitações que envolvam toda a rede de proteção e promoção de direitos humanos.
De acordo com as informações do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, o Sistema Integrado Nacional de Direitos Humanos (SINDH) é composto pelo:
Sistema Nacional de Direitos Humanos; Plataforma de Interação Social em Direitos Humanos; Sistema Integrado da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos; Portal de Conteúdo em Direitos Humanos.
Voltado para gestores públicos e privados que atuam na proteção, defesa e promoção de direitos humanos para todos os grupos sociais.
Voltada para os cidadãos e os gestores públicos e privados que se interessam pelas temáticas associadas aos direitos humanos e desejam participar de órgãos colegiados de participação social das políticas de direitos humanos.
Voltado para os cidadãos que buscam informações sobre as políticas de direitos humanos e que precisam denunciar alguma violação de direitos sofrida ou testemunhada.
Voltado para os cidadãos, professores e acadêmicos que buscam conhecimento sobre as diferentes temáticas relativas aos direitos humanos de todos. É possível que o cidadão acesse aos portais na plataforma oficial da conta gov.br, na página do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.