Você já parou para observar os sinais de que você é um colega tóxico no trabalho? Se ainda não, talvez este seja um bom momento para essa autoanálise no trabalho.
Afinal, muitas vezes enxergamos os pontos fracos das outras pessoas, e ficamos focados no quanto isso nos incomoda. Porém, acabamos nos esquecendo das nossas próprias atitudes e ações negativas, e deixamos que isso acabe minando os nossos relacionamentos interpessoais.
E como almejamos que você atinja a sua qualidade de vida no trabalho, fizemos este guia de auto reflexão. Confira!
7 sinais de que você é um colega tóxico no trabalho
Separamos uma lista com 7 sinais de que você é um colega tóxico no trabalho. Observe cada um desses sinais e faça essa análise de si mesmo.
Considere, ainda, que podem haver outros sinais, que são diferentes dos que listamos aqui. Cabe a você, nessas situações, saber avaliar até que ponto determinadas atitudes suas são benéficas ou negativas.
Vamos lá:
1. As pessoas evitam você
No dia a dia, os seus colegas de trabalho evitam você? Bem, pode ser que você diga “meus colegas de trabalho não gostam de mim“, mas, na verdade, você tem sido desagradável em algumas circunstâncias. Fique de olho!
2. A sua opinião não é muito requisitada
Quando estão desenvolvendo um projeto, a sua opinião só é requisitada em momentos específicos – quando é necessário passar por você. Caso contrário, o time costuma discutir as soluções entre eles, apenas.
Isso pode denunciar o fato de que você “destrói” os planos dos outros, com palavras negativas.
3. Normalmente lhe chamam de “pessimista”
Quantas vezes, ao longo dos dias, você percebe que as pessoas lhe enxergam como um pessimista? Analise essa situação. Pois isso também pode ser um dos sinais de que você é um colega tóxico no trabalho.
4. Algumas pessoas demonstram “medo” de você
Você já sentiu aquela sensação de que um ou mais colegas sentem um medo de você? Alerta vermelho!
Afinal, se as pessoas têm medo de conversar ou se aproximar de você, a sua imagem pode ser a de uma pessoa autoritária, irritada, mal humorada, tóxica, etc. Avalie-se.
5. A postura dos colegas muda quando você chega
A postura dos seus colegas não costuma ser a mesma quando você chega? E não estamos nem falando de mudar de assunto ou algo do tipo, mas sim, de mudar de postura mesmo.
Ou seja, as pessoas param de sorrir? Procuram ajeitar a roupa, a postura, o tom de voz ou algo do tipo?
Esses comportamentos podem estar demonstrando que as pessoas acham você muito exigente, de um modo negativo, a ponto de ficarem se policiando de tudo, na sua presença.
6. Você só dá feedback negativo
Quando foi a última vez que você deu um feedback positivo? Isso nunca acontece? Bem, esse pode ser mais um dos sinais de que você é um colega tóxico no trabalho!
7. Você tem dificuldades para delegar tarefas
Na hora de delegar tarefas, você consegue fazer isso com tranquilidade, confiando nas outras pessoas? Ou fica “em cima delas”, o tempo todo, desejando analisar cada passo e cada tomada de decisão?
Se você é do tipo que fica 24 horas cobrando e analisando cada movimento do outro, saiba que esse também é mais um dos sinais de que você é um colega tóxico no trabalho.
Identificou-se com o texto? Então chegou a hora de analisar os seus comportamentos e buscar mudanças positivas. Boa sorte!