Sílaba tônica: Entenda sua classificação e técnicas de estudo

Saber a tonicidade das sílabas é essencial para saber escrever e classificar as palavras corretamente

Para entender como acentuar as palavras na língua portuguesa é preciso ficar por dentro do que se trata a sílaba tônica. E então, você já sabe o que é? Aqui vamos te explicar certinho mais detalhes desse conceito.

Esse é um assunto muito recorrente em provas objetivas de concursos públicos, vestibulares e do ENEM. Além disso, saber identificar as sílabas tônicas dos fonemas e utilizá-las para por os acentos gráficos corretamente é essencial para escrever dissertações, cartas, e-mails, relatórios, TCCs, enfim, qualquer texto que você for produzir.

O que é a sílaba tônica

De forma básica, a sílaba tônica é a sílaba mais forte em uma palavra. Vale lembrar que nem sempre a sílaba tônica será acentuada.

Portanto, não siga a ideia de que é possível identificar a sílaba tônica de uma palavra pela sílaba que contém acento. Pois isso vai variar muito, não é uma regra.

Outra curiosidade é que todas as palavras da língua portuguesa possuem uma sílaba tônica, até mesmo as monossilábicas.

Estudar sobre ela mais a fundo, em sua preparação para concursos ou vestibulares, por exemplo, vai fazer você ter noções de quais são as palavras que precisam ou não de acento também.

Quanto às sílabas que não são tônicas recebem o nome de átonas.

Técnicas para encontrar a sílaba tônica

Há três métodos principais que os educadores usam para ensinar sílaba tônica para os alunos. Os três são bem divertidos e podem funcionam bem com você que se prepara para uma prova importante. São eles:

  1. Cantando a palavra
  2. Batendo palma
  3. Chamando a palavra no “portão”

A forma que mais dá resultado é a de chamar no portão, vale dizer. Que tal você experimentar?

Por exemplo:

  • Caverna

Imagine que você está chamando uma pessoa no portão, como estamos acostumados. Essa pessoa chama “caverna”. 1, 2, 3, grite: “caVERna”. Você perceberá que a sílaba mais forte dessa palavra é “VER”. E note que ela não possui acento.

Classificação das sílabas tônicas

Algo que gera bastante dúvida nos estudantes é sobre a classificação das sílabas tônicas. A saber, dependendo da posição, podem ser:

Óxitonas

Toda vez que a última sílaba for a mais forte, essa palavra é classificada como oxítona.

Por exemplo: nariz, dançar, falar.

Paroxítonas

Toda vez que a penúltima sílaba for a tônica deve-se classificar a palavra em questão como paroxítona.

Por exemplo: amigo, fazenda, casamento, jornalista.

Proparóxitonas

Denominamos uma palavra proparoxítona quando a antepenúltima sílaba é tônica. Nessa regra porém, consta que todas as palavras que são proparoxítonas são acentuadas. Esse acento não surge necessariamente na sílaba tônica, deve-se saber.

Por exemplo: úmido, ímpeto, estômago.

E então, o que achou das dicas? Confira também: Português: Como saber se deve ou não usar a crase?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.