Você sabe o que significa déjà vu? Compreende por que nós podemos sentir esse tipo de sensação? Quais serão os motivos por trás disso?
Neste texto, reunimos algumas considerações que podem lhe ajudar a entender melhor o assunto, visando compreender por que nós podemos, em alguns momentos de nossas vidas, termos a sensação de que estamos revivendo algo que já aconteceu. Confira e saiba mais!
O que significa déjà vu?
Na tradução literal do francês, déjà vu significa algo como “já visto”. Sendo assim, o seu real significado remete a ideia que temos, em determinadas circunstâncias, de já ter vivido aquele momento.
Isto é, imagine uma situação na qual você esteja vivendo neste exato momento. Agora, imagine sentir uma sensação de que este momento está se repetindo na sua vida, como se você já tivesse vivido exatamente a mesma situação, só que no passado (que pode ser distante ou não). Essa é a sensação causada pelo o que chamamos de déjà vu.
Temos aquela sensação de já termos visto, vivido ou sentido determinada coisa, mesmo que isso seja extremamente improvável.
A causa do déjà vu é bastante variável e pode, inclusive, estar envolvida com questões de saúde, como casos de epilepsia, por exemplo. Abaixo daremos mais detalhes.
Por que nós temos déjà vu?
Existem muitas teorias que tentam explicar os motivos pelos quais nós temos e sentimos o déjà vu. Algumas pessoas associam as causas com questões espirituais e religiosidade, mas não é sobre isso que tratamos a seguir. Buscamos trazer algumas teorias mais centradas na ciência, que têm como base a pesquisa, a observação, os testes, etc.
Veja, portanto, alguns dos possíveis motivos que nos levam a viver momentos de déjà vu:
Mau funcionamento no registro da nossa memória
Essa teoria defende a ideia de que no momento em que estamos vivendo uma situação presente, a nossa memória de trabalho (que é a de curto prazo), envia as informações diretamente para a memória de longo prazo. Assim, o cérebro tende a confundir e ter a sensação de que aquela memória já está registrada há muito tempo, isto é, trata-se de algo que já aconteceu.
Processamento de memórias
Outra teoria aponta que, em alguns casos, o nosso cérebro pode ter uma pequena falha no processamento de nossas memórias.
Isso porque o cérebro associa o acontecimento do agora com memórias semelhantes que temos em nossa mente. Porém, pode ser que ele acredite que determinada situação é semelhante com algo que já aconteceu, processando a situação presente como algo igual a uma memória já vivida.
No entanto, na verdade, aquilo ainda não foi vivido, não exatamente da forma como está acontecendo no presente. E, por isso, temos a sensação de déjà vu, mesmo quando se trata de algo distinto do que já foi vivido.
–
E você? Possui alguma teoria pessoal para o déjà vu? Certamente o déjà vu desperta a nossa curiosidade, por isso, buscamos respostas para essa sensação. Esperamos que este conteúdo tenha instigado ainda mais a sua curiosidade sobre o assunto!
Referências
Déjà vu. Disponível em: <https://www.tuasaude.com/deja-vu/>. Acesso em 12 set. 2022.
Déjà vu: Você já sentiu familiaridade em uma situação nova e desconhecida? Disponível em: <https://www.segs.com.br/demais/328310-deja-vu-voce-ja-sentiu-familiaridade-em-uma-situacao-nova-e-desconhecida>. Acesso em 12 set. 2022.