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Sesacre inicia preparativos para concurso público

Secretaria inicia criação de comissão organizadora.

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) iniciou o processo de formação da comissão organizadora. Isto é, aquela que ficará responsável por todas as ações administrativas para a realização do certame.

Desse modo, será possível agilizar todos os preparativos para o lançamento do edital oficial de seu novo concurso.

A publicação do decreto ocorreu na edição do Diário Oficial do Estado da última segunda-feira, 20 de junho. 

O documento não conta com os nomes dos membros do grupo, de forma que não é possível saber os servidores que a integram. No entanto, este cita que a comissão contará com profissionais da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). 

Ademais, a escolha do presidente da comissão focará sob responsabilidade pela Seplag. Assim, esta secretaria deverá conceder apoio técnico administrativo e institucional ao grupo.

Além disso, de acordo com o ofício, o grupo deverá se reunir a cada mês, junto de encontros extraordinários, segundo solicitação do coordenador.

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Confira o que já se sabe sobre o concurso, abaixo.

Comissão ficará responsável por coordenar novo concurso

O governo do estado indicou que o grupo ficará responsável por coordenar todo o processo de realização do novo concurso da entidade. Ademais, esta também irá fornecer informações sobre todas as etapas do processo seletivo. 

O texto do Diário Oficial contou com as seguintes atribuições: 

  • Conceder todas as informações necessárias sobre a elaboração do novo concurso público. Isto é, como número total de vagas, descrição dos cargos com indicação da localização das vagas, remuneração, requisitos para provimento, por exemplo.
  • Disponibilizar à banca toda a legislação atinente ao concurso público; 
  • Comunicação com a banca, quanto às datas relativas às atividades constantes do Contrato, e fazer cumprir o cronograma; 
  • Acompanhamento e montagem do edital oficial do concurso público, bem como a supervisão do desenvolvimento dos trabalhos através de seus representantes. Isto é, que ficarão responsáveis pelos contatos com a banca para esclarecimento de dúvidas, troca de informações e outros fatores necessários à realização do objeto do Contrato;

Desse modo, os servidores da comissão deverão trabalhar com as responsabilidades acima. Assim, será possível organizar todo o processo seletivo.

Secretaria já definiu banca

Além da comissão, com formação recente, o novo certame também já possui banca examinadora.

Nesse sentido, durante a última semana, a Sesacre divulgou que seu novo concurso será coordenado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).

Desse modo, o órgão ficará responsável pela realização das inscrições e aplicação de todas as etapas seletivas do processo.

Segundo a comissão do certame, então, o contrato de formalização da contratação do instituto deverá ser assinado em breve. No entanto, ainda não há divulgação sobre as possíveis datas de publicação do edital oficial do novo certame.

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Assim que o documento sair, portanto, será possível ter certeza de maiores detalhes sobre a seleção.

Governador do Acre promete 956 vagas à Sesacre

Até o momento, não há divulgação oficial sobre o número de vagas que serão que o processo seletivo irá ofertar. Contudo, já se sabe que estas se destinarão ao quadro efetivo de funcionários.

Além disso, há alguns meses o atual governador do Acre, Gladson de Lima Cameli, comentou sobre o lançamento de novos concursos e sobre a necessidade de contratação de pessoal. Na época, então, ele citou que seriam disponibilizadas vagas para o aumento do funcionalismo público.

Desse modo, segundo o governador, 956 vagas se destinariam à Sesacre. No entanto, este ainda não informou quais seriam os cargos.

“Isso é compromisso com os nossos servidores que trabalham para que a nossa máquina governamental continue a funcionar. E já estamos com novos concursos públicos previstos. Só para a Sesacre, a previsão é que através de concurso público possamos contratar 956 novos profissionais. Outros 153 para o Corpo de Bombeiros, 217 para o IAPEN e outros 322 para o Instituto Sócio Educativo, o ISE”, relatou o governador na época.

Como foi o último concurso da Sesacre?

O último edital do órgão contou com a oferta de 340 vagas para cargos de nível técnico, superior e médio.

Dessa forma, na época, a remuneração inicial para os cargos variava entre R$ 1.321,20 a R$ 11.260,80.

Nesse sentido, relação de vagas do último certame da Sesacre contou com os seguintes cargo de nível médio/técnico:

  • Agente Administrativo – 9 vagas 
  • Auxiliar em Saúde Bucal – 1 vaga 
  • Técnico de Laboratório em Análises Clínicas – 1 vaga 
  • Técnico de Radiologia – 3 vagas 
  • Técnico em Enfermagem – 37 vagas

Além disso, o certame também ofertou as seguintes vagas para nível superior:

  • Biólogo – 2 vagas 
  • Biomédico – 7 vagas 
  • Contador – 1 vaga 
  • Enfermeiro – 57 vagas 
  • Farmacêutico – 4 vagas 
  • Fisioterapeuta – 4 vagas 
  • Nutricionista – 1 vaga 
  • Psicólogo – 1 vaga 
  • Médico – 212 vagas

Quais foram as etapas do último certame?

O concurso contou com apenas uma etapa, que consistiu de uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório.

Esta, por sua vez, exigiu as seguintes disciplinas de Conhecimentos Gerais, para os cargos de nível médio/técnico:

  • Língua Portuguesa 
  • Noções de Informática 
  • História e Geografia do Acre 
  • Conhecimentos específicos

No entanto, para os cargos de nível superior, as disciplinas foram:

  • Língua Portuguesa 
  • História e Geografia do Acre 
  • Conhecimentos específicos

Os exames para os cargos de nível técnico e médio contaram com 40 questões que tinham o valor de 50 pontos. No entanto, os cargos de nível superior, contavam com 40 questões com o peso de 70 pontos.

Para obter a aprovação na etapa seletiva, portanto, o candidato deveria a quantia mínima de 40% dos pontos do exame. Ademais, de acordo com o edital da época, não seria possível que o candidato zerasse nenhum assunto da etapa seletiva, a fim de se aprovar.

O exame objetivo ocorreu nas cidades de Brasileia, Cruzeiro do Sul, Feijó, Jordão, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Rio Branco, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira e Tarauacá do Estado do Acre.

Então, o processo seletivo teve sua homologação no dia 02 de setembro de 2019.

Com funciona a Secretaria de Estado de Saúde?

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre é uma instituição pública.

Esta teve sua criação a partir da Primeira Constituição do Estado e promulgada pela Assembleia Legislativa no dia 1º de março de 1963.

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Atualmente, então, o órgão conta com 74 unidades, entre postos, hospitais e centros de atendimento, em 22 municípios do estado. Assim, estes são responsáveis por prestar assistência aos cidadãos, conforme artigo 196 da Constituição de 1988.

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