Sesacre inicia preparativos para concurso público

Secretaria inicia criação de comissão organizadora.

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) iniciou o processo de formação da comissão organizadora. Isto é, aquela que ficará responsável por todas as ações administrativas para a realização do certame.

Desse modo, será possível agilizar todos os preparativos para o lançamento do edital oficial de seu novo concurso.

A publicação do decreto ocorreu na edição do Diário Oficial do Estado da última segunda-feira, 20 de junho. 

O documento não conta com os nomes dos membros do grupo, de forma que não é possível saber os servidores que a integram. No entanto, este cita que a comissão contará com profissionais da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). 

Ademais, a escolha do presidente da comissão focará sob responsabilidade pela Seplag. Assim, esta secretaria deverá conceder apoio técnico administrativo e institucional ao grupo.

Além disso, de acordo com o ofício, o grupo deverá se reunir a cada mês, junto de encontros extraordinários, segundo solicitação do coordenador.

Veja também: Concurso AL RN publica edital com 47 vagas

Confira o que já se sabe sobre o concurso, abaixo.

Comissão ficará responsável por coordenar novo concurso

O governo do estado indicou que o grupo ficará responsável por coordenar todo o processo de realização do novo concurso da entidade. Ademais, esta também irá fornecer informações sobre todas as etapas do processo seletivo. 

O texto do Diário Oficial contou com as seguintes atribuições: 

  • Conceder todas as informações necessárias sobre a elaboração do novo concurso público. Isto é, como número total de vagas, descrição dos cargos com indicação da localização das vagas, remuneração, requisitos para provimento, por exemplo.
  • Disponibilizar à banca toda a legislação atinente ao concurso público; 
  • Comunicação com a banca, quanto às datas relativas às atividades constantes do Contrato, e fazer cumprir o cronograma; 
  • Acompanhamento e montagem do edital oficial do concurso público, bem como a supervisão do desenvolvimento dos trabalhos através de seus representantes. Isto é, que ficarão responsáveis pelos contatos com a banca para esclarecimento de dúvidas, troca de informações e outros fatores necessários à realização do objeto do Contrato;

Desse modo, os servidores da comissão deverão trabalhar com as responsabilidades acima. Assim, será possível organizar todo o processo seletivo.

Secretaria já definiu banca

Além da comissão, com formação recente, o novo certame também já possui banca examinadora.

Nesse sentido, durante a última semana, a Sesacre divulgou que seu novo concurso será coordenado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).

Desse modo, o órgão ficará responsável pela realização das inscrições e aplicação de todas as etapas seletivas do processo.

Segundo a comissão do certame, então, o contrato de formalização da contratação do instituto deverá ser assinado em breve. No entanto, ainda não há divulgação sobre as possíveis datas de publicação do edital oficial do novo certame.

Veja também: SEE – PE anuncia Concurso público com 2.907 vagas para Professor

Assim que o documento sair, portanto, será possível ter certeza de maiores detalhes sobre a seleção.

Governador do Acre promete 956 vagas à Sesacre

Até o momento, não há divulgação oficial sobre o número de vagas que serão que o processo seletivo irá ofertar. Contudo, já se sabe que estas se destinarão ao quadro efetivo de funcionários.

Além disso, há alguns meses o atual governador do Acre, Gladson de Lima Cameli, comentou sobre o lançamento de novos concursos e sobre a necessidade de contratação de pessoal. Na época, então, ele citou que seriam disponibilizadas vagas para o aumento do funcionalismo público.

Desse modo, segundo o governador, 956 vagas se destinariam à Sesacre. No entanto, este ainda não informou quais seriam os cargos.

“Isso é compromisso com os nossos servidores que trabalham para que a nossa máquina governamental continue a funcionar. E já estamos com novos concursos públicos previstos. Só para a Sesacre, a previsão é que através de concurso público possamos contratar 956 novos profissionais. Outros 153 para o Corpo de Bombeiros, 217 para o IAPEN e outros 322 para o Instituto Sócio Educativo, o ISE”, relatou o governador na época.

Como foi o último concurso da Sesacre?

O último edital do órgão contou com a oferta de 340 vagas para cargos de nível técnico, superior e médio.

Dessa forma, na época, a remuneração inicial para os cargos variava entre R$ 1.321,20 a R$ 11.260,80.

Nesse sentido, relação de vagas do último certame da Sesacre contou com os seguintes cargo de nível médio/técnico:

  • Agente Administrativo – 9 vagas 
  • Auxiliar em Saúde Bucal – 1 vaga 
  • Técnico de Laboratório em Análises Clínicas – 1 vaga 
  • Técnico de Radiologia – 3 vagas 
  • Técnico em Enfermagem – 37 vagas

Além disso, o certame também ofertou as seguintes vagas para nível superior:

  • Biólogo – 2 vagas 
  • Biomédico – 7 vagas 
  • Contador – 1 vaga 
  • Enfermeiro – 57 vagas 
  • Farmacêutico – 4 vagas 
  • Fisioterapeuta – 4 vagas 
  • Nutricionista – 1 vaga 
  • Psicólogo – 1 vaga 
  • Médico – 212 vagas

Quais foram as etapas do último certame?

O concurso contou com apenas uma etapa, que consistiu de uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório.

Esta, por sua vez, exigiu as seguintes disciplinas de Conhecimentos Gerais, para os cargos de nível médio/técnico:

  • Língua Portuguesa 
  • Noções de Informática 
  • História e Geografia do Acre 
  • Conhecimentos específicos

No entanto, para os cargos de nível superior, as disciplinas foram:

  • Língua Portuguesa 
  • História e Geografia do Acre 
  • Conhecimentos específicos

Os exames para os cargos de nível técnico e médio contaram com 40 questões que tinham o valor de 50 pontos. No entanto, os cargos de nível superior, contavam com 40 questões com o peso de 70 pontos.

Para obter a aprovação na etapa seletiva, portanto, o candidato deveria a quantia mínima de 40% dos pontos do exame. Ademais, de acordo com o edital da época, não seria possível que o candidato zerasse nenhum assunto da etapa seletiva, a fim de se aprovar.

O exame objetivo ocorreu nas cidades de Brasileia, Cruzeiro do Sul, Feijó, Jordão, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Rio Branco, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira e Tarauacá do Estado do Acre.

Então, o processo seletivo teve sua homologação no dia 02 de setembro de 2019.

Com funciona a Secretaria de Estado de Saúde?

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre é uma instituição pública.

Esta teve sua criação a partir da Primeira Constituição do Estado e promulgada pela Assembleia Legislativa no dia 1º de março de 1963.

Veja também: Prefeitura de Rio Verde – GO divulga Concurso de diferentes níveis

Atualmente, então, o órgão conta com 74 unidades, entre postos, hospitais e centros de atendimento, em 22 municípios do estado. Assim, estes são responsáveis por prestar assistência aos cidadãos, conforme artigo 196 da Constituição de 1988.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.