De acordo com o levantamento da edição mais recente do Mapa da Inadimplência no Brasil, estudo conduzido pela Serasa, mais de 62,5 milhões de brasileiros estão negativados e consequentemente com o nome sujo, este valor representa mais da metade da população adulta do país.
Ter o nome sujo ou o CPF negativado é o que ocorre quando não pagamos alguma despesa dentro da data prevista.Logo, a empresa credora cadastra o consumidor na base de inadimplentes de algum órgão de proteção ao crédito, como a Serasa, tornando o nome sujo.
Contudo, antes de seu nome entrar nessa lista, o consumidor recebe um comunicado, seja por carta ou um e-mail eletrônico. A mensagem informa ao consumidor que ele possui uma pendência financeira com determinada empresa e o prazo em que seu nome será incluído no cadastro de pessoas inadimplentes. Após esse período, a falta de pagamento deixa o CPF negativado.
Restrições com o nome sujo
Uma das principais dúvidas de se estar com o nome sujo é sobre a possibilidade de conseguir um empréstimo, cartão de crédito ou financiamento em alguma instituição bancária quando se está com o nome sujo, por exemplo. E a resposta para essa questão é sim, mas ter o nome negativado pode reduzir, e muito, as chances de aprovação.
Na análise de crédito, as instituições costumam estudar o perfil financeiro de cada consumidor. Ao identificar que as suas contas não estão em dia, a empresa pode entender que é arriscado oferecer crédito à você e, por isso, recusar o pedido.
Além disso, os consumidores com o nome sujo também podem ser impedidos de fazer compras parceladas, abrir uma nova conta corrente e enfrentar maiores dificuldades para realizar matrícula em instituições de ensino particulares (escolas e faculdades).
Em alguns casos, com valores de dívidas muito altos, o dinheiro disponível na conta bancária do consumidor pode ser utilizado judicialmente para quitar débitos, assim como imóveis e veículos. Contudo, só algumas empresas têm autorização para fazer esse tipo de movimentação e devem comunicar o consumidor com antecedência.
Ao ficar com o nome sujo, sua pontuação de crédito, chamada de Serasa Score 2.0, também cai rapidamente. Essa pontuação indica para o mercado se você é um bom pagador. Para a pessoa que possuir uma pontuação abaixo de 500 já está considerada na faixa classificada como baixa, com poucas chances de conseguir acesso a crédito nas instituições financeiras.
Como saber se meu nome está sujo?
Para saber se seu nome se encontra sujo basta consultar o seu CPF no site ou aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store. A partir de lá, é possível conferir se você tem dívidas negativadas em nossa base e, caso possua, também pode verificar os detalhes sobre essa dívida, como a data da negativação, valor pendente e dados da empresa credora. É simples:
- Acesse o site ou aplicativo da Serasa e clique em “Consultar CPF grátis“.
- Digite seu login e senha. Se não tiver, faça um cadastro gratuito na hora.
- Clique em “Meu CPF” e faça a consulta. Na mesma plataforma, você também pode verificar seu Serasa Score 2.0.
Depois de realizar o login, ao acessar a nossa plataforma você terá acesso a todas as informações sobre o seu CPF, desde sua pontuação de crédito e até à plataforma Serasa Limpa Nome, para negociar suas dívidas com desconto e condições de pagamento especiais, caso você esteja com o nome sujo.
Deve-se levar em consideração que a empresa credora pode enviar seu CPF para os serviços de proteção ao crédito, mesmo com apenas um dia de atraso. Na prática, elas costumam aguardar até um mês para fazer isso, dando um espaço para não tornar seu nome sujo, já que muitos consumidores atrasam o pagamento de contas por esquecimento, falta de organização ou por conta de algum imprevisto