O bilionário Elon Musk assustou os usuários do Twitter ao anunciar recentemente algumas opções pagas para a utilização de seu aplicativo. Neste sentido, algumas pessoas ficaram preocupadas se o mesmo aconteceria com suas plataformas da Meta, como o Facebook e o Instagram, por exemplo.
Todavia, o futuro destas redes sociais ainda é incerto. Vale ressaltar que todo brasileiro que utiliza a rede mundial de computadores, a internet, tem ou já teve um perfil no Facebook ou no Instagram. A Meta, empresa de Mark Zuckerberg, dona das maiores redes sociais do planeta, pode vir algum dia a cobrar por seus serviços.
O Facebook, a maior plataforma do mundo, começou em 2004 e trouxe a possibilidade de amigos se conectarem, através de um perfil disponibilizado pela rede social. Ele rapidamente se tornou um fenômeno nos Estados Unidos. Três anos depois, chegou ao Brasil, conquistando milhões de usuários.
Ademais, o Facebook possui no mundo todo, cerca de três bilhões de usuários. O Instagram, rede social de compartilhamento de fotos, também da Meta, reúne apenas no Brasil, 99 milhões de pessoas, se tornando uma plataforma de grande sucesso, sendo bastante utilizada através de aparelhos celulares.
Será que o Facebook será pago?
Os usuários de redes sociais que acompanham as notícias relacionadas às plataformas têm visto uma nova tendência referente à cobrança de alguns de seus serviços. O Twitter foi o assunto do momento quando Elon Musk resolveu cobrar pela utilização de algumas ferramentas da rede social.
O dono do Twitter, assim que assumiu sua presidência, começou uma série de mudanças na gestão da empresa, inclusive demitindo uma grande parte de seu quadro de funcionários. Houve uma grande polêmica na internet sobre o assunto, o que assustou e gerou uma grande dúvida entre os usuários das redes sociais.
O fato é que a decisão de Musk de cobrar pela utilização de uma conta verificada em sua rede social pode ter influenciado outras plataformas da internet e afetar os gigantes Facebook e Instagram, por exemplo. No dia 19 de fevereiro, Zuckerberg apresentou ao mundo o Meta Verified, um novo serviço pago.
Este serviço deverá funcionar no Facebook e no Instagram, no qual os usuários irão pagar para ter uma conta verificada. Ele dará uma maior proteção e um maior alcance às pessoas que utilizarem a plataforma. Os preços do serviço do Meta Verified variam entre U$11,99 a U$14,99.
Novidade da Meta
A novidade da Meta, dona do Facebook e do Instagram, deve chegar primeiramente na Oceania, nos países da Austrália e da Nova Zelândia. Os planos de Zuckerberg são de que os serviços pagos do Verified cheguem em outros países e continentes rapidamente. A rede social ainda será gratuita, mas esse serviço será pago.
O Meta Verified deverá apresentar um selo de verificação especial, proteção contra contas fake, suporte das contas com pessoas reais, maior visibilidade e alcance do perfil, e mais algumas funções exclusivas. Para ter acesso ao serviço, os usuários deverão ser maiores de 18 anos e fazer o upload de um documento de identidade.
Deve-se observar que depois de ativar o Meta Verified não será possível mudar o nome, o username, e a foto do perfil, sem passar pela verificação novamente. Em síntese, os usuários, dessa maneira, ao utilizar o serviço, terão uma maior segurança nas redes sociais Facebook e Instagram.
Segundo a empresa, “para ajudar criadores promissores a aumentar sua presença e construir uma comunidade mais rapidamente, começaremos a testar o Meta Verified, um pacote de assinatura no Instagram e Facebook que inclui um crachá verificado, que autentica sua conta com ID do governo, proteção de conta proativa, acesso ao suporte de conta e maior visibilidade e alcance”.
Conclusão
Os gigantes milionários da internet Musk e Zuckerberg deixaram os usuários de suas plataformas impacientes e com muitas dúvidas a respeito das cobranças de serviços relacionados às redes sociais. Analogamente, o Facebook e o Instagram possuem bilhões de usuários que utilizam as plataformas gratuitamente.
Em conclusão, estas redes sociais obtêm a maior parte de suas receitas através de anúncios, divulgados nos perfis dos usuários. Dificilmente a Meta irá modificar esta situação. No entanto, ela poderá oferecer inúmeros outros serviços, e dessa maneira, os usuários só têm a ganhar com novas ferramentas e possibilidades.