Como deve ser a comunicação na empresa? O que deve ser levado em conta na hora de construir uma linha de comunicação com todas as pessoas? Bem, essas dúvidas costumam ser corriqueiras em grandes corporações, e não é para menos.
Por meio da comunicação nós conseguimos construir um futuro mais promissor e interessante dentro dos nossos negócios, e por isso precisamos explorá-la de forma efetiva.
Assim sendo, neste texto nós apontamos alguns fatores imprescindíveis no processo de comunicação dentro das empresas. Acompanhe-nos.
Como deve ser a comunicação na empresa?
Pensar em como deve ser a comunicação na empresa é analisar desde o canal em que ela acontece, até as palavras que são utilizadas. Abaixo, portanto, apontamos diversos fatores associados a isso. Veja:
1- Deve acontecer por meio de um canal oficial
Um canal oficial deve ser eleito na hora de fazer uma boa comunicação na empresa. Isso quer dizer que você não deve se comunicar um dia pelo WhatsApp, e no outro pelo e-mail, esperando o mesmo resultado e aceite da mensagem.
Claro que isso não quer dizer que você nunca mais poderá mudar o meio de comunicação, mas é imprescindível que haja um canal oficial que contenha todos os dados importantes que as pessoas precisam saber.
2- Deve impedir ambiguidades e ser completa
Quando for necessário comunicar algo a alguém, ou a um grupo de colaboradores, esteja ciente de que a mensagem precisa ser livre de ambiguidades. Pense sobre as potenciais ambiguidades da sua frase e descarte-as caso as encontre.
Além disso, lembre-se ainda de que a sua mensagem precisa entregar uma informação completa: nada de deixar algo subentendido esperando que todos compreendam.
3- Precisa ser direta e objetiva
Evite ficar fazendo muitas “voltas” na hora de dizer algo para alguém. Seja o mais objetivo e direto possível. Essa é a forma que deve ser a comunicação na empresa.
Afinal, quanto mais voltas você der na sua fala, maiores serão as chances de um ou mais colaboradores ficarem desatentos ao que está sendo dito, ignorando a sua mensagem sem querer e impactando na empresa como um todo.
Portanto, cuidado com os excessos de “enfeites” na sua comunicação!
4- Deve permitir a manifestação de ideias dos colaboradores
Permita, em um momento específico, que a manifestação de ideias dos colaboradores aconteça de maneira efetiva. Isso quer dizer que quando pensamos em como deve ser a comunicação na empresa, devemos considerar que ela é uma via de mão dupla: a empresa comunica e os colaboradores se manifestam diante disso.
Essa dinâmica garante uma saúde maior para o seu negócio como um todo.
5- Deve ser reforçada quando necessário
Procure reforçar as ideias passadas, especialmente as mais importantes. Enviar e-mails com lembrete, fazer cartazes e usar murais são formas de atingir esse tipo de resultado. Assim você mantém a ideia na mente das pessoas, impedindo que a falha de comunicação apareça de maneira recorrente.
Dessa forma você poderá usufruir de uma equipe mais engajada e imersa nos objetivos dos projetos e tarefas. 😉