Senado: Comissão de Educação discute criação de CPI para investigar denúncias no MEC - Notícias Concursos

Senado: Comissão de Educação discute criação de CPI para investigar denúncias no MEC

A Comissão de Educação do Senado discutiu na manhã desta quinta-feira, dia 31 de março, a criação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar as denúncias de tráfico de influência no Ministério da Educação (MEC). 

A discussão sobre uma CPI da Educação surgiu após o não comparecimento do ex-ministro Milton Ribeiro para explicar os áudios nos quais ele afirma que, ao repassar recursos da pasta, favorecia prefeituras ligadas a dois pastores sem cargo público a pedido do presidente Jair Bolsonaro (PL).

De acordo com o senador Marcelo Castro (MDB-PI), presidente da Comissão de Educação, o ex-ministro não apresentou justificativa para sua ausência. 

“No meu entender, o mais grave é que não deu nenhuma satisfação a esta comissão. A maneira cortês, urbana com que sempre foi tratado nesta comissão merecia dele pelo menos uma distinção, um telefonema, um e-mail justificando sua ausência. Os fatos que nos trouxeram até aqui hoje são fatos graves. Vão contra todos os princípios que regem a administração pública”, disse.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) afirmou que a ausência do ex-ministro seria uma “assimilação de culpa”. Nesse sentido, o senador afirmou que “Não restará, diante deste gravíssimo desrespeito, senão a instalação de uma CPI”.

Convocação do ministro interino do MEC

Além de discutir a criação de uma CPI, a comissão aprovou ainda requerimentos para investigar as suspeitas. Um dos requerimentos aprovados foi o convite do ministro interino da Educação, Victor Godoy Veiga, e de 12 prefeitos para prestarem depoimento na casa.  Além disso, a comissão deve ouvir o ministro da CGU, Wagner Rosário, sobre irregularidades no MEC.

A comissão deve ouvir os depoimentos nas duas reuniões previstas para a próxima semana, nos dias 5 e 7 de abril. Como foram convidados, os citados no requerimento podem ou não comparecer.

Com informações da Agência Brasil.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui seu comentário!

Leia também UFJF divulga a lista de aprovados no módulo III do Pism 2022.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?