Senado aprova PL que ampliará acesso à internet nas escolas - Notícias Concursos

Senado aprova PL que ampliará acesso à internet nas escolas

O Senado aprovou nesta quinta-feira (19) um projeto de lei (PL) que prevê a destinação de recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) para desenvolvimento de tecnologias de comunicação em zonas rurais e zonas urbanas, em cidades mais carentes. Assim, o PL destina parte dos recursos do Fundo para a ampliação do acesso à internet banda larga nas escolas.

Além disso, o texto do projeto indica ainda a possibilidade de uso de recursos do Fust por parte da União, estados e municípios, para colocar em prática os programas e as ações de transformação digital dos serviços públicos. Uma vez aprovado, o PL relatado pelo senador Diego Tavares (PP-PB) deve passar pela sanção do presidente Jair Bolsonaro.

Sobre o Fust

Conforme relatado por Tavares, os recursos do Fust não têm sido usados para os fins para o qual o Fundo se destina. Nesse sentido, um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) mostrou que entre 2001 e 2016 a arrecadação chegou a R$ 20,5 bilhões. No entanto, apenas R$ 341 mil foi para a universalização dos serviços de telecomunicações, foco da criação do Fust. O montante corresponde a menos de 0,002% dos recursos obtidos.

Criado em agosto de 2000, o Fust foi pensado para a ampliação do acesso à telefonia fixa. No entanto, com a popularização dos telefones móveis, esse recurso se tornou obsoleto. Durante a discussão do PL, o senador Confúcio Moura (MDB-RO) afirmou que o fundo “tem um dinheiro importante, mas que ninguém consegue empenhar nada, aplicar nada, há muitos anos”. De modo que os recursos do Fust devem passar por redirecionamento, no qual o PL insere a ampliação do acesso à internet nas escolas.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

As informações são da Agência Brasil.

Veja também 5 livros para ler no mês da Consciência Negra.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?