Começa hoje (3), a terceira edição do Semana Brasil. A campanha criada pelo Governo Federal tem por objetivo incentivar empresas e o comércio nacional. Ao estimular pequenos negócios, colabora-se para a retomada da economia do país. Neste ano, a campanha traz como lema a frase “Vamos em frente com cuidado e confiança”.
Nesta edição, serão 11 dias de descontos especiais, podendo chegar a até 70%. Apesar disso, a falta de divulgação por parte do Governo Federal para a Semana Brasil 2021 tem chamado a atenção de algumas pessoas na internet. Coordenadores da semana Brasil afirmam que isso ocorreu por conta de atrasos nos materiais publicitários.
“Neste ano houve um atraso no lançamento dos materiais publicitários e nós começamos a divulgar um pouco mais tarde”, admitiu a vice-presidente da ACSP, entidade parceira da Secom (Secretaria de Comunicação da Presidência da República) e do IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) na coordenação da campanha.
De acordo com informações disponibilizadas pelo site oficial do Planalto, o primeiro ano de promoções (2019) teve um aumento de 11,3% nas comercializações em relação ao mesmo período em 2018. Portanto, a Semana Brasil contribuiu para o comércio nacional.
O site ainda informa que o segmento que trouxe melhores resultados em 2019 foram os cosméticos (+19,8%), seguido de móveis, eletroportáteis e lojas de departamento (12,6%). O terceiro e quarto lugar foram ocupados por turismo e transporte (6,6%) e vestuário e artigos esportivos (6,1%). Já os supermercados e hipermercados representam 4,5% dos resultados.
Em 2021, mesmo que a pandemia de Covid-19 ainda não tenha chegado ao fim, é esperado que os resultados das vendas sejam superiores ao ano anterior. Apesar do otimismo em relação a essa edição, os coordenadores estão cientes que os consumidores estão mais racionais em relação ao consumo nesse período.
Campanha visual Semana Brasil
Neste ano, a campanha Semana Brasil disponibilizará aos seus participantes uma campanha publicitária completa para auxiliar nas vendas. Para isso, basta acessar o site, escolher o template que mais se adequa a loja, fazer o download e por fim, personalizar com a marca da empresa.
É bastante simples editar e utilizar a campanha publicitária encomendada para a Semana Brasil. Cada arquivo disponibilizado contém as imagens separadas e ainda acompanham uma vinheta animada para que os empreendedores possam postar em suas redes sociais.
Além dos conteúdos disponibilizados gratuitamente, é possível adquirir comerciais com celebridades como Rodrigo Faro, por um preço mais acessível. Os comerciantes podem fazer simulações de valores no site.
Entenda a semana de descontos
A Semana Brasil foi criada pelo governo Bolsonaro no ano de 2019 e desde então tem ocorrido todos os anos, na semana da independência do Brasil. Para participar, os empreendedores precisam realizar um cadastro no site da Semana Brasil. Nesse cadastro são solicitadas algumas informações básicas como CNPJ e endereço da empresa.
É importante lembrar que todas as promoções oferecidas pelas empresas participantes da Semana Brasil ficam a critério de cada empresa participante. Sendo assim, o Governo Federal não se responsabiliza pelos descontos oferecidos durante a campanha e nem pelas informações inseridas por estas durante o cadastro.