O próximo edital de concurso público do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) segue sem previsão, podendo ocorrer somente daqui a dois anos, em 2022. Enquanto o edital INSS não sai, a autarquia realiza o seu processo seletivo com 8.230 vagas para ex-servidores e militares da reserva.
De acordo com o presidente do INSS, Leonardo Rolim, as convocações devem ocorrer já em junho. No último domingo, 24 de maio, o presidente falou, em entrevista ao Jornal Extra, sobre o certame.
“Temos dois grupos. O grupo de aposentados do INSS, que vão trabalhar na análise de benefícios de seus domicílios. Assim que acabar o processo, eles vão fazer curso à distância para se atualizarem em relação à legislação e aos nossos sistemas. Terminado esse curso, já começarão a trabalhar, porque não vão trabalhar presencialmente”, disse.
“Eu ainda não tenho como dizer o cronograma, porque não temos previsão de quando as agências vão reabrir. Mas acredito que eles serão empossados assim que houver a reabertura das agências, o que deve ocorrer em algum momento de junho”, disse o presidente do INSS.
A seleção
As vagas liberadas estão distribuídas em grupos e atuação no próprio Instituto ou demais órgãos que são vinculados ao INSS.
As oportunidades estão divididas em grupos e atuação no próprio INSS ou demais órgãos vinculados. No momento da inscrição, o candidato poderá escolher o grupo a qual deseja concorrer.
Como já era de se esperar, o maior quantitativo de vagas é para atendimento aos segurados e apoio administrativo. Foram 7.400 vagas abertas para todos os aposentados e militares no posto máximo de segundo sargento.
Segundo o edital, o concurso é para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público. O edital de seleção foi autorizado no dia 28 de abril.
Como fica o concurso para efetivos?
De acordo com informações da assessoria de imprensa do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o órgão pretende concluir em aproximadamente um ano o dimensionamento e planejamento de Recursos Humanos da autarquia.
Sendo assim, um novo concurso público do INSS 2020 poderá ser programado para ocorrer a partir de 2022. As informações foram passadas ao site “Folha Dirigida”.
No dia 31 de maio encerra o prazo para os órgãos que fazem parte do Poder Executivo Federal enviarem pedidos de concurso para 2021 ao Ministério da Economia, pasta que tem responsabilidade de analisar e dar autorização aos concursos públicos da esfera federal.
O último pedido de concurso feito pelo INSS foi no ano passado, quando solicitou um novo concurso para mais de 7 mil vagas. Para este ano, o órgão entende que diante da força-tarefa que está sendo feita pelo Governo Federal, com a contratação dos temporários, e de toda a reestruturação do serviço na autarquia, optou por avaliar “a promoção de um novo concurso público somente em maio de 2021”, período em que vão encerrar os atuais contratos.