Sempre vemos muitos conteúdos sobre produtividade no trabalho remoto, mas, o que não fazer no home office? Quais práticas podem atrapalhar os nossos resultados?
Neste conteúdo vamos apresentar uma série de “pequenos erros” que as pessoas podem cometer ao trabalhar em casa. Acompanhe e prepare-se para não cometer estes equívocos. 😉
O que não fazer no home office?
Saber o que não fazer no home office é fundamental para qualificar o seu trabalho e assim elevar os seus resultados.
Veja a nossa lista abaixo e analise se algumas dessas situações acontecem no seu dia a dia em casa:
1- Comer sobre o teclado
Comer sobre o teclado pode deixar o ambiente de trabalho relativamente sujo, o que pode, ainda, chamar a atenção de insetos.
Além disso, a pausa para o lanche é muito importante, pois ela ajuda o seu cérebro a ter um “restart” e, assim, se manter mais focado depois.
2- Permitir que os familiares interrompam o seu foco constantemente
Permitir que os seus familiares sempre conversem com você, chamem a sua atenção e tirem o seu foco no trabalho também é um erro.
Sendo assim, foque em determinar um período de tempo para pausas e conversas e solicite que você seja chamado apenas em momentos de urgência.
3- Não estabelecer um horário
Não ter um horário de trabalho também é um grande equívoco. Afinal, imagine a angústia de nunca saber a hora de começar e terminar um trabalho? É inviável, correto?
Dessa forma, quando você pensar sobre o que não fazer no home office, lembre-se de que estabelecer uma rotina de trabalho é essencial para a saúde mental, sensação de produtividade, etc.
4- Trabalhar deitado ou na cama
Trabalhar deitado no sofá ou na cama é algo que impacta na sua qualidade de vida. Primeiro porque você poderá sentir sono enquanto trabalha, segundo porque poderá perder o sono, à noite, quando deitar na cama.
Isso porque o cérebro poderá se sentir confuso: se você se deitar o dia inteiro, ele pode achar que é hora de dormir; e se você se deitar no mesmo ambiente que trabalhou, ele poderá achar que é necessário se manter alerta.
5- Não se “preparar” para o trabalho
Não ter uma rotina de pré-trabalho pode atrapalhar o seu foco e produtividade. Sendo assim, além de ter um horário pra trabalhar, lembre-se de também se vestir adequadamente para o trabalho. Ou seja, nada de querer ficar de pijama o dia todo, hein?
6- Esquecer-se das pausas necessárias
As pausas também são essenciais para que o seu cérebro se mantenha saudável e focado ao longo do dia. Sem essas pausas você poderá se sentir muito esgotado, e isso pode provocar erros no trabalho.
Portanto, nada de querer correr contra o tempo sem pausas eficientes para a sua saúde mental. Mas sim, foque em fazer pausas de tempos em tempos, a fim de promover mais bem-estar e qualidade de vida.
Assim você terá muito mais resultado e poderá desfrutar de um dia a dia de trabalho mais eficiente. 😉