Seguro-Desemprego Pescador Artesanal vai beneficiar mais de 400 mil pescadores - Notícias Concursos

Seguro-Desemprego Pescador Artesanal vai beneficiar mais de 400 mil pescadores

Seguro-Desemprego Pescador Artesanal vai beneficiar mais de 400 mil pescadores. Confira informações do MTP!

O Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), em parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a Advocacia Geral da União (AGU) e a Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA) assinaram, nesta quinta-feira (27), acordo que permite o pagamento do Seguro-Desemprego Pescador Artesanal – ciclo 2015-2016 – a 400 mil pescadores em todo país. 

Seguro-Desemprego Pescador Artesanal vai beneficiar mais de 400 mil pescadores

De acordo com a divulgação oficial, os segurados serão identificados pelo INSS e poderão receber entre uma e quatro parcelas de R$1.212,00 de acordo com cada situação particular. 

O pagamento será feito por meio de Requisição de Pequeno Valor (RPV) emitida pelo Poder Judiciário. Os valores correspondem à totalidade da obrigação na data da homologação do Acordo, estando afastada a incidência de correção monetária e juros moratórios, explica o Ministério do Trabalho e Previdência (MTP).

Sobre o Seguro Defeso 2015/2016

O pagamento do benefício Seguro Defeso 2015/2016 foi decidido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por meio da declaração de inconstitucionalidade da Portaria Interministerial n.º 192, de 5 de outubro de 2015, na Ação Direta de Inconstitucionalidade – ADI n.º 5.447 e da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental – ADPF n.º 389, devido alguns processos judiciais e coletivos solicitando o pagamento do direito, que vem se arrastando na justiça há anos. Ao todo são quase 50 ações coletivas e mais de 80 mil ações individuais. 

Requisitos para ter direito ao benefício

O Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) informa que para ter direito às parcelas, o pescador precisa declarar que não dispôs de outra fonte de renda durante o ciclo 2015/2016; não recebeu integralmente os valores referentes ao seguro-desemprego do pescador artesanal nas esferas administrativa e/ou judicial; possuía, na época, inscrição no Registro Geral de Pesca (RGP) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Declarações sobre o período segurado

Além disso, deve declarar que se dedicou à pesca das espécies e nas localidades atingidas pelo defeso ininterruptamente durante o período compreendido entre o término do defeso anterior e o início do defeso em curso ou nos doze meses imediatamente anteriores ao início do defeso em curso; e que renuncia a todos os direitos remanescentes sobre as parcelas do seguro defeso 2015/2016, explica a divulgação oficial do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP).

Obtenha mais detalhes através do Ministério do Trabalho e Previdência

Acesse a plataforma oficial do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) e obtenha mais informações sobre o benefício, bem como sobre as informações que detalham quem não tem direito ao Seguro Defeso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?