Segunda Guerra Mundial: Hiroshima e Nagasaki 

Um resumo para as suas provas

Hiroshima e Nagasaki: um resumo completo

O Japão sofreu bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial. Os dois maiores foram aqueles que aconteceram nas cidades de Hiroshima e Nagasaki em 1945.

O assunto é abordado com frequência por questões de história geral dentro das principais provas do país, com um destaque para os vestibulares e a prova do ENEM.

Dessa forma, para que você consiga se preparar da melhor forma possível, o artigo de hoje separou um resumo completo sobre Hiroshima e Nagasaki. Confira!

Hiroshima e Nagasaki: antecedentes históricos

A chamada “Guerra do Pacifico” foi um episódio da Segunda Guerra Mundial e ocorreu entre os Estados Unidos e Japão. Em1945, as duas nações já estavam nessa disputa há 4 anos. Na ocasião, o presidente americano era Harry Truman e partiu dele um ultimato aos japoneses exigindo a rendição dos mesmos.

Truman não declarou que poderia usar bombas nucleares. Porém, os EUA já possuíam essas armas e a primeira bomba atômica conhecida no mundo  já tinha passado por testes em julho de 1945. 

Assim, a decisão de utilizar as bombas atômicas contra o Japão teve como motivação o desejo dos Estados Unidos de forçar a rendição japonesa, que não havia acontecido até aquele momento.

Hiroshima 

Hiroshima era, antes da destruição realizada pela bomba atômica lançada pelos Estados Unidos em agosto de 1945, a sétima maior cidade do Japão, possuindo cerca de 300 mil habitantes. 

A cidade foi escolhida como o primeiro alvo da bomba atômica porque já havia sido bombardeada anteriormente e, dessa forma, os americanos acreditavam que eles poderiam observar melhor os efeitos da bomba no local. Hiroshima também possuía uma base militar, o que pode ter influenciado a escolha dos EUA. No dia da explosão, estima-se que aproximadamente 100 mil pessoas morreram. 

O Japão não se rendeu após o lançamento da bomba sobre Hiroshima. Porém, poucos dias após o evento, os Estados Unidos lançaram mais uma bomba: dessa vez sobre Nagasaki.   

Nagasaki 

No dia do bombardeio, em 09 de agosto de 1945, mais de 80 mil morreram em Nagasaki.

Nagasaki não estava na lista de alvos prioritários japoneses para os ataques e sim a cidade de Kokura. Kokura era o alvo principal por causa das suas zonas industriais, urbanas e terrenos planos. Porém, no dia do ataque, a cidade estava encoberta por uma densa neblina e fumaça. 

Ao receberam essa informação, os pilotos precisaram escolher outro alvo. Assim, Nagasaki foi escolhida como o segundo alvo da bomba atômica americana.    

Hiroshima e Nagasaki: consequências

O cálculo sobre o total de mortes nas duas cidades não é exato. Porém, dados aproximados indicam que mais de 200 mil pessoas perderam suas vidas.

O Japão assinou a rendição no dia 2 de setembro após a bomba lançada sobre Nagasaki, marcando o fim da Segunda Guerra Mundial. 

Nos dias de hoje, Hiroshima e Nagasaki importantes centros comerciais e industriais do Japão.  

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.