Segunda graduação ou pós-graduação: qual a melhor opção?

Segunda graduação ou pós-graduação: qual a melhor opção?

Afinal, fazer uma segunda graduação ou pós-graduação? O que pode ser melhor?

Muitas pessoas, todos os dias, fazem esse questionamento. E a verdade que podemos apresentar, de antemão, é que não existe certo ou errado nesta história.

O que pode existir é a reflexão que você vai fazer da situação. Quem deve analisar o que é melhor para si mesmo, é você.

E como queremos lhe ajudar nessa reflexão, fizemos este conteúdo com algumas perguntas que podem ser úteis. Acompanhe e confira!

O que será que é melhor: segunda graduação ou pós-graduação?

Como dito acima, não existe melhor ou pior, de uma forma geral. Ao escolher entre segunda graduação ou pós-graduação o que existe é circunstância, subjetividade. Isto é, tudo depende do seu momento de vida, sonhos, objetivos e propósitos.

Se você quer fazer uma transição de carreira, pode ser que a segunda graduação seja mais interessante. Porém, se você pretende se manter na mesma área de atuação, a pós-graduação pode ser interessante.

Além disso, é válido pensar que uma segunda graduação também pode complementar a área que você já atua. Sendo assim, é necessário avaliar os seus objetivos profissionais, e não o “prestígio” que fazer uma graduação ou uma pós pode ter. Abaixo fazemos alguns questionamentos nesse sentido:

1. Você pretende aprimorar na sua área?

A primeira pergunta que pode ser feita é com relação a sua área de atuação: você está satisfeito com ela? Pretende subir um patamar dentro da sua área, desejando aprimorar o que você já sabe? Se sim, a pós-graduação pode ser bastante válida.

Ao mesmo tempo, se esse ato de aprimorar na sua área reflete adquirir conhecimentos “fora da caixa”, pode ser que outra graduação seja viável.

O ponto aqui é sentar e pensar sobre o que você quer aprender. 

2. Quer complementar com novas habilidades?

Se a ideia é apenas complementar as habilidades que você já possui, a pós-graduação pode ser interessante. Pois partimos do pressuposto de que você já tem uma base e, a partir dela, pensará nos passos seguintes.

3. Quais as possibilidades de segunda graduação ou pós-graduação?

Quais são os cursos que chamam a sua atenção? Qual a grade de cada um deles? Os conteúdos parecem encaixar com os seus objetivos profissionais? Analise tudo isso com muita atenção e cuidado.

4. Você deseja iniciar uma nova carreira do zero?

Outro ponto que pode ser levantado é com relação ao início de uma nova carreira. Se você tem buscado a transição, pode ser que uma nova graduação, diferente da sua, crie um caminho promissor para a sua vida profissional.

Portanto, verifique o que realmente faz sentido para você: batalhar pela transição profissional ou buscar aprimorar o que você já faz.

Não existe certo ou errado!

O fato é que entre segunda graduação ou pós-graduação não existe certo ou errado. Às vezes, você pode continuar na sua área, mas uma segunda graduação pode possuir conhecimentos que tornam o seu dia a dia mais simples e prático.

Por exemplo, se você é revisor de textos, fazer uma graduação na área de tecnologia pode lhe ajudar a usar softwares e desenvolver métodos tecnológicos de revisão e escrita.

Isso vale para muitas áreas. Bem como apenas a pós-graduação também pode trazer novos conhecimentos e expandir seus horizontes.

Saiba colocar tudo na balança e boa sorte nas suas escolhas!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?