Estar com o nome negativado é, sem dúvidas, um fator limitador para todo e qualquer consumidor. Além disso, pode gerar constrangimento em virtude da má-reputação que isso acarreta. Sem contar que ainda tem a questão do cartão de crédito bloqueado. Mas, o Serasa pode fazer isso?
As instituições financeiras podem consultar o Serasa antes de conceder crédito aos consumidores, incluindo a análise de pedidos de cartões de crédito. Se o consumidor tiver alguma pendência financeira registrada no Serasa, uma instituição pode optar pelo cartão de crédito bloqueado ou mesmo negar a concessão.
CPF negativado e os credores
Muito se fala em “CPF negativado”, ou do tradicional “nome sujo”, mas o que significa isso? Quando um consumidor contrai uma dívida, seja por uma compra ou empréstimo, ele possui a responsabilidade de quitá-la.
Caso o consumidor descumpra essa obrigação, pelo motivo que for, o credor então aciona os órgãos de proteção ao crédito, como é o caso do Serasa. Assim, o nome do devedor será alocado na lista de restrições.
Dessa forma, quando o consumidor tentar realizar outras transações, os credores tomarão ciência de que o seu CPF se encontra com uma dívida em aberto. Ademais, pode ser também que não houve tentativa por parte deste em quitá-la, gerando assim o chamado “nome sujo”.
Em outras palavras, a negativação passa a ideia para os credores de que o consumidor não é um bom pagador. Isso torna uma possível transação futura mais arriscada em virtude das chances de inadimplemento.
Um cartão de crédito bloqueado pode acontecer por causa do Serasa?
Indo direto ao ponto: não! A negativação no seu CPF não bloqueia automaticamente seus cartões de crédito. Se você segue pagando em dia suas faturas e demais taxas cobradas pelo seu banco, poderá seguir usando seu cartão de crédito normalmente. Todavia, algumas informações precisam ser explanadas.
Como sabemos, a abertura de uma conta no banco ou a solicitação de um cartão de crédito envolve um contrato firmado entre as partes. Logo, é muito importante ter ciência das cláusulas presentes, pois elas podem conter restrições em casos de inadimplemento. Isso inclui o tão temido bloqueio dos cartões de crédito.
Além do mais, uma negativação no Serasa pode impedir:
- Aquisição de outros cartões;
- Concessões de empréstimo;
- Possibilidades de parcelamento de dívidas e demais acordos e benefícios.
Meu nome está negativado por cartão de crédito ou outras dívidas: o que fazer?
Felizmente, tirar seu CPF da negativação não só é perfeitamente possível, mas o próprio site do Serasa oferece diversas opções de negociação das suas dívidas. Iniciativas como o “Feirão Limpa Nome Serasa” oferecem opções de acordo que cabem no seu bolso, além de outras instituições bancárias que também prestam esse tipo de serviço.
Portanto, se está com o nome sujo e não quer perder seus benefícios como consumidor, se planeje financeiramente. Dessa forma, busque por formas de renegociação de dívidas que caibam no seu bolso.
Desenrola Brasil
O Desenrola Brasil é um programa emergencial de renegociação de dívidas de pessoas físicas e jurídicas criado pelo Governo Federal em 2023. Ele visa ajudar os brasileiros a quitar dívidas atrasadas e sair do vermelho, oferecendo descontos de até 95% nos juros e multas de dívidas atrasadas, além de parcelamentos em até 120 meses.
Para participar é necessário se cadastrar no site do programa. O cadastro é gratuito e pode ser feito por pessoas físicas ou jurídicas. Após o cadastro, o participante deve entrar em contato com o credor da dívida para negociar os termos da renegociação. O credor pode ser uma empresa privada, um órgão público ou um banco.
O Desenrola Brasil é uma oportunidade para os brasileiros que estão com dívidas atrasadas de quitarem suas dívidas e melhorarem sua situação financeira. Contudo, abaixo, estão alguns dos principais benefícios adicionais do Desenrola Brasil:
- Descontos de até 95% nos juros e multas: o programa oferece descontos significativos nos juros e multas de dívidas atrasadas.
- Parcelamentos em até 120 meses: o programa oferece parcelamentos em até 120 meses para facilitar o pagamento das dívidas.
- Descontos para dívidas de serviços essenciais: o programa oferece descontos para dívidas de serviços essenciais, como água, luz e gás.