Na hora de se comunicar com o chefe, como você costuma agir? Quando há um assunto delicado que precisa ser tratado, você apenas despeja sobre a mesa ou marca um horário para que essa comunicação seja feita da melhor forma? Refletir sobre os seus comportamentos é muito importante para poder construir um relacionamento mais sólido com o gestor.
Além disso, algumas considerações também podem lhe ajudar a se comunicar com o seu chefe de uma forma mais assertiva. Neste texto, elencamos essas considerações. Continue lendo e fique por dentro!
Como se comunicar com o chefe?
Existem alguns cuidados que podem lhe ajudar a se comunicar com o chefe com mais clareza e confiança. Afinal, acima de tudo, o gestor é uma pessoa assim como você, correto? Por isso, não fique idealizando a pessoa como alguém “perfeito” e “inatingível”. Tente criar novas perspectivas e prepare-se para desenvolver uma comunicação assertiva.
Abaixo você encontra sugestões que podem ser úteis:
1. Marque um momento para conversar com o chefe
Antes de qualquer coisa, agende um momento para ter uma conversa com o seu chefe, caso o assunto seja delicado e importante. Isto é, evite de conversar nos corredores, na hora do café ou durante o intervalo sobre algo que exige uma atenção redobrada do gestor.
Você até pode dizer do que se trata a conversa, mas procure expor os pontos relevantes do assunto apenas no momento apropriado. Dessa forma você terá maiores chances de receber a atenção do chefe.
2. Estude o que você deseja comunicar
Saber exatamente o que está sendo falado é de suma importância para construir uma comunicação mais clara. Por isso, se você quer apresentar alguma ideia diferente ao chefe, certifique-se de estudar claramente o que quer mostrar. Assim, torna-se possível apresentar dados que aumentem o seu poder de persuasão. Além disso, você tenderá a se sentir muito mais confiante quando dominar o assunto em questão.
3. Apresente dados relevantes
Traga dados que agreguem valor ao que você está comunicando. Claro que isso é importante quando você quer se comunicar com o chefe a respeito de um assunto crucial no trabalho. Isto é, se você quer se comunicar melhor apenas no dia a dia, de uma forma mais informal, esses dados não precisam aparecer.
No entanto, se você quer construir uma imagem profissional forte e comunicar assuntos relevantes ao chefe, lembre-se de sempre embasar os seus discursos em dados concretos.
4. Faça perguntas e ouça ativamente as respostas
Saiba fazer as perguntas certas na hora de se comunicar com o chefe. Afinal, a comunicação não está pautada apenas no que você vai falar, mas sim, no que você pergunta e ouve da outra pessoa. Por isso, esteja preparado para fazer perguntas certeiras e aproveite para absorver o conhecimento que o chefe poderá lhe passar.
5. Cuide da sua postura e do seu tom de voz
Por fim, fique atento à sua postura: nada de desleixo, tique nervoso ou movimentos que demonstrem insatisfação, hein? E quanto ao tom de voz, cuidado para não falar nem muito alto e nem muito baixo. Mantenha o equilíbrio sempre que possível.
Boa sorte!