Perda da capacidade muscular ocorre a partir de 30 dias sem treino

photo-1567461316727-45331cfa17d7
Banco de Imagens: Unsplash

Muitas pessoas deixaram de frequentar as academias e clubes esportivos devido às medidas de restrição da Pandemia. O abre e fecha, inclusive, o limite de capacidade reduzido fez com que os praticantes desistissem da matrícula e até da vida ativa.

Apesar da dificuldade em encontrar opções para colocar o treino em dia, vale a pena destacar que os prejuízos de ficar muito tempo parado podem ser muito maiores.

Isso porque, além do retorno ser mais difícil, os resultados obtidos anteriormente podem ser perdidos em pouco tempo.

Consequências da falta de treino

photo-1445384763658-0400939829cd
Banco de Imagens: Unsplash

Segundo especialistas em Educação Física, a falta de treino faz com que o corpo entre em estado de “economia”. Isso porque o organismo percebe a falta de estímulo e acaba deixando de manter o que foi conquistado, ou seja, a massa magra para poupar energia.

Uma pessoa que prática uma atividade física regularmente e fez uma pausa de 30 dias pode perder até 30% da capacidade muscular.

Este número pode variar, de acordo com a memória muscular e alimentação de cada indivíduo. Quem treina há mais de três anos, por exemplo, tem uma menor perda, chegando a 5% a 10% da capacidade, inclusive, pode garantir uma recuperação muscular muito mais rápida.

Além da perda da capacidade muscular, outra grande dificuldade enfrentada por essas pessoas que dão uma pausa aos treinos é o retorno.

À volta à academia não é nada fácil e deve ser feita de forma gradual. A intensidade dos treinos também deve ser reduzida, a fim de que o corpo se acostume com a rotina novamente.

O tempo para o corpo voltar ao ritmo de treinos é de aproximadamente três semanas, portanto, para evitar as temidas distensões musculares, nada de exagerar utilizando as mesmas cargas e frequências da rotina anterior.

 

Veja também: Musculação: Carga pesada deixou de ser o principal influenciador do ganho de massa

Treino adaptativo

photo-1522845052468-8b871a6176e5
Banco de Imagens: Unsplash

Para quem está retornando à vida fitness, nada melhor do que apostar em um treino adaptativo. Isso inclui desde o volume, intensidade, frequências das atividades até o novo local de treino.

Como a situação ainda é incerta e a maioria das academias do país estão fechadas ou funcionando em períodos e capacidade restrita, vale a pena investir em treinos caseiros para não deixar de se exercitar.

Mesmo que muitos exercícios requerem uso de aparelhos específicos, com uma boa pesquisada na internet e improvisada, dá para trabalhar diversos grupos musculares em casa, sem perder a qualidade do treino.

Caso a pausa tenha sido extensa, vale a pena investir em um treino adaptativo pelo menos nas três primeiras semanas. Reduzindo a carga ou trabalhando com o peso do corpo, diminuindo a quantidade de séries e iniciando o processo como se nunca tivesse treinado na vida.

Com o passar das semanas, a evolução vai ocorrendo de forma gradual e assim que o corpo estiver preparado para seguir da onde parou, os riscos de lesões serão reduzidos potencialmente.

Durante esse período de progresso, investir em uma alimentação rica em proteína ajuda a potencializar os efeitos do ganho de massa.

Descansar também é preciso, portanto, o melhor é adaptar a rotina para que não haja excesso e nem falta de treino.

 

Leia também: Cresce o número de plataformas para praticar exercícios online durante a Pandemia

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.