Hábitos que podem matar neurônios: Aprenda quais são

Você sabia que existem hábitos que podem matar neurônios? Apesar de todas as pessoas já terem ouvido algo sobre este assunto, é muito importante frisarmos o quanto todas as nossa ações, ao longo do dia, partem de um mesmo lugar: do nosso cérebro.

Portanto, nada melhor do que cuidar da saúde das células neuronais da melhor forma e assim garantir uma vida mais plena e saudável, não é mesmo?

Por isso, hoje trouxemos informações importantes sobre hábitos que muita gente tem, mas nem se dá conta do quanto isso pode ser prejudicial para a saúde cerebral.

Para saber mais, acompanhe a leitura.

Hábitos que podem matar neurônios

Você já deve ter ouvido falar que “neurônios não nascem ao longo da vida adulta”, não é mesmo? Porém, apesar de isso ser um mito quebrado por estudos recentes, a neurogênese (que é o nascimento de neurônios) não deve ser entendida como algo que ocorre da noite para o dia e de uma maneira “escalável”.

Isto é, devemos presar pela saúde dos neurônios que já existem, a fim de garantir que o nosso cérebro mantenha suas memórias, seu raciocínio e todas as suas funções importantes para a nossa vida, sempre em dia.

Para tanto, veja abaixo os hábitos que podem estar prejudicando a sua saúde e comece a rever a sua rotina a partir disso:

1- Não estimular o seu cérebro

Muita gente diz que “não gosta de estudar” e “não gosta de ler”, tendo assim uma vida com poucos estímulos mentais.

Porém, se você se deixa levar por esse “não gostar”, pode estar deixando de estimular o seu cérebro. Isso porque a leitura, as atividades cognitivas e de raciocínio são capazes de exercitar os seus neurônios, prevenindo, inclusive, patologias graves.

Por isso, procure criar uma rotina de descobertas em sua vida e fuja da monotonia. Vale até mesmo apostar em jogos como enigmas, quebra-cabeça, entre outras possibilidades estimulantes.

2- Desidratação

A desidratação também é um dos hábitos que podem matar os neurônios, visto que quando não temos água o suficiente em nosso organismo, o corpo pode “retirar” de outras partes, incluindo das células cerebrais.

Portanto, mantenha uma rotina de beber pelo menos dois litros de água, todos os dias. E lembre-se: não se bebe água apenas quando se está com sede, mas sim, é preciso bebê-la gradativamente ao longo de todo o dia.

3- Dormir pouco ou ter um sono de má qualidade

Quando dormimos, o nosso cérebro faz uma “faxina” em nossa memória e em nossa mente, deixando-a mais saudável, limpa e equilibrada. Além disso, no sono profundo é possível restaurar alguns pontos do cérebro, deixando-o pronto para mais um dia de absorções sensoriais.

Em contrapartida, quando há poucas horas de sono, ou quando o sono é de má qualidade, a tendência é que haja a morte neuronal, provocando assim a degeneração dos neurônios.

Outros hábitos que podem matar neurônios

Além dos hábitos já citados, podemos simplificar mais alguns em forma de lista, para assim facilitar a organização do seu dia-a-dia. Veja:

  • Usar drogas;
  • Poluição;
  • Consumir açúcar em excesso;
  • Alimentar-se mal;
  • Não se exercitar;
  • Crises corriqueiras de estresse;
  • Entre outros fatores.

Procure sempre ter uma rotina saudável e com atividades estimulantes, tanto para o cérebro, quanto para o corpo. Assim você garante uma vida mais longa e feliz!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.