Dependência em internet impacta rotina, emoções e até relacionamento de usuários

photo-1550614806-51d8db524675
Banco de Imagens: Unsplash

A internet, sem dúvidas, foi um advento que transformou a realidade do trabalho, estudo, lazer e até relacionamentos das pessoas.

As facilidades propiciadas por diversos recursos tecnológicos, que garantem o acesso à internet, otimizam o tempo e até os gastos financeiros, de acordo com maneira com que ela é empregada no dia a dia.

Apesar disso, a popularização do seu uso fez com que grande parte da população ficasse dependente deste tipo de serviço, inclusive, a maior incidência é com jovens.

De acordo com uma pesquisa da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) feita com 2 mil adolescentes de 15 a 19 anos, cerca de 25,3% apresentavam um grau de dependência em internet.

Ainda segundo os pesquisadores, a dependência em internet não está associada apenas ao tempo de consumo, mas inclusive, aos impactos na rotina, emoções, relacionamento e logo, na qualidade de vida desses usuários.

Consumo normal X abusivo de internet

photo-1585577517704-f3d6f8023665
Banco de imagens: Unsplash

Para saber a diferença entre um consumo considerado normal em relação de um abusivo, o primeiro passo, de acordo com os pesquisadores, é analisar se há alterações comportamentais e emocionais desses adolescentes durante o uso da internet.

É claro que controlar o tempo também pode ser eficiente, entretanto, visto que cada pessoa reage de uma maneira diferente quanto à frequência de acesso às redes, o mais indicado mesmo, é observar se o uso vem causando impactos na rotina.

Entre os principais sinais, que o uso da internet está passando dos limites, os especialistas alertam para as seguintes reações:

  • Irritabilidade
  • Ansiedade
  • Solidão
  • Baixo autoestima
  • Insônia
  • Desmotivação

Já as consequências da dependência em internet podem gerar desde transtornos emocionais a físicos, como a depressão por exemplo, que pode levar a quadros de pensamentos e tentativas suicidas, entre esses jovens.

Vale destacar ainda, que o uso abusivo da internet, não se limita apenas aos acessos às redes sociais e outros canais interativos. Jogos online também são grandes gatilhos para desenvolver esse tipo de dependência.

 

O que fazer em caso de dependência em internet?

photo-1541625247055-1a61cfa6a591
Banco de Imagens: Unsplash

O mais indicado em caso de dependência em internet é buscar uma ajuda médica, a fim de que o quadro não se agrave, levando aos transtornos emocionais.

Outras medidas incluem submeter esses adolescentes a outros tipos de atividades, entre a prática de exercícios físicos e outras que estimulem mais o convívio social.

Psicoterapias comportamentais também ajudam bastante, na hora de lidar com vícios, principalmente em adolescentes, visto que nesta fase, eles são bem suscetíveis a alterar o padrão comportamental.

Já as famílias podem lidar com esta situação de maneira eficiente, frequentando grupos de apoio, como é o caso do Grupo de Apoio a Familiares e Dependentes em Internet do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP.

Detox de internet

Uma alternativa que vem sendo utilizada por pessoas dependentes do uso de tecnologias é o “Detox de Internet”.

A iniciativa proposta por especialistas em psiquiatria, que inclusive, recebeu apoio do Governo, por meio do evento “Detox Digital Brasil”, implica em garantir ao menos um dia inteiro longe da internet.

Este desafio, também é uma maneira de mensurar como está o nível de dependência na internet, inclusive, pode ser estendido para períodos maiores, contanto, que não atrapalhe atividades essenciais do trabalho ou estudo.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.